Ebanizar móveis antigos ou contemporâneos me parece ser uma tendencia em decoração .
Neste ano já fiz diversas vezes este tipo de trabalho,mas algumas vezes não consegui o resultado almejado pelo cliente .O conceito básico é que escurece-se uma madeira até ela ficar parecida com ébano ,madeira africana quase preta na qual somente alguns veios são mais claros .
Descobri depois de muitas tentativas e alguns fracassos que nem toda madeira aceita a ebanização .
Nas madeiras claras ,como o pinho e outras ,é facil fazer este tipo de tingimento .Porém nas madeiras consideradas mais nobres ,como jacarandá ,imbuia e outras que são escuras ,não dá para fazer .
Existem também madeiras claras ,como o "pinus elliot",bastante usado em móveis que ,por não terem veios aparentes não servem para ebanização .
As madeiras claras ,segundo me informou um amigo marceneiro , tem suas fibras mais "abertas" ,permitindo a fixação da tinta aplicada com facilidade .As madeiras escuras possuem fibras mais "fechadas " e não absorvem o tingimento .Quando se aplica uma certa quantidade de tinta , ficam parcialmente pretas mas ,os veios principais ficam marrons .Então a alternativa é tingir totalmente de preto .
Tive dois exemplos disso neste mês : uma cama feita em pinus que não teve jeito de deixar com veios ,dadas as características da madeira , e uma cristaleira vinda da Indonésia ,feita de uma madeira lindíssima ,que não absorveu tinta de forma alguma .
Tive de deixar as duas peças completamente pretas ,não teve outro jeito.
Ou seja , determinadas madeiras não podem ser ebanizadas ,mas tem de ser pintadas simplesmente .Antes de se pensar em fazer ebanização ,deve-se pesquisar para ver se é possivel executar o serviço, pois este efeito mostrado na foto da direita ,nem sempre pode ser obtido .