domingo, 29 de julho de 2012

Máquina preta

Esta máquina chegou em minhas mãos num estado deplorável .Pintada de preto e vermelho, com as cores desbotadas e cheia de cupins .
O gabinete estava quase desmontando ,e faltava a gaveta central e outras pequenas partes .Foi deixada ao relento ,pegou umidade ,sol e desprezo.
Era da avó da minha cliente e havia uma disputa pela máquina ,mas ninguém queria pagar por uma restauração até que ela se dispos a fazê-lo e ficar com a peça



Os pés estavam com a pintura vermelha apagada ,descascando, e com um pouco de ferrugem .


O gabinete só tinha buracos e excrementos de cupim. Foi muito trabalhoso tampar todos os buracos porque eram muitos e havia infinitos túneis de cupins por toda sua extensão .Quase desisti do trabalho ,procurei um gabinete usado para comprar ,mas é raro encontrar um que esteja em bom estado ,e resolvi então encarar a restauração deste mesmo.


A máquina propriamente ,estava com a pintura deteriorada ,mas não apresentava grande dificuldade de restauração.


A pedido da proprietária pintei a peça inteira de preto acetinado .Para obter uma maior resistência e proteção apliquei três demãos de tinta automobilística .A mesma tinta com a qual pintei uma moto que postei a tempos atrás .


Ficou diferente e interessante e deu para esconder os muitos defeitos da madeira .


Algumas pessoas que viram o resultado acharam estranho uma máquina de costura totalmente preta .Eu gostei porque foi a quebra de uma tradição e a máquina ,na minha opinião não perdeu sua graça.


E aí está ela num canto da oficina ,pronta para decorar a nova residência da minha cliente.

domingo, 15 de julho de 2012

Renovação de um antigo relógio

Este antigo relogio ANSONIA está na mesma família desde o começo do século passado . Não estava funcionando a algum tempo,pois sua mola quebrou-se devido a muito uso .

Ao longo desse tempo teve sua caixa envernizada algumas vezes ,o que deixou a madeira bastante escura ,pois foram aplicadas camadas de verniz umas sobre as outras


Para limpar a caixa apliquei Tira Tinta da Bio Cleanner por duas vezes e esfreguei com uma escovinha de aço até retirar quase todo o resíduo do verniz.


Dá para ver como fica a escova ,cheia de residuo sujo.Mas depois que passei outra escova embebida em água a peça ficou limpa .Foi só lixar um pouco e aplicar nova camada de verniz .Utilizei o verniz AQUARIS da Sayerlack em duas demãos .Este verniz além de ser ecológico tem como característica não escurecer a madeira dando um acabamento bem natural ao trabalho.


E ficou assim como pode-se ver abaixo .


A madeira mostrando sua beleza e com um brilho bem suave .


A máquina foi restaurada por um relojoeiro aposentado que é um especialista em antiguidades e sempre presta serviços para mim pois entende muito do assunto .
O mostrador não foi restaurado atendendo solicitação dos proprietários da peça .

domingo, 1 de julho de 2012

Carranca antiga

Esta carranca esteve por muito tempo exposta às intempéries e ficou bastante danificada


Por baixo dessa tinta e desse verniz escurecido havia uma grande rachadura e outros problemas


Aqui dá para ver parte lateral da rachadura antes de ser preenchida com madeira


Nesta imagem vemos o começo do preenchimento na parte superior da cabeça e na lateral


Aqui ela já está quase pronta e percebe-se que a rachadura foi preenchida ficando uma espécie de "cicatriz" .Aqui ainda falta o acabamento final e a limpeza dos eventuais pingos de tinta e manchas .


Enfim a restauração está completa ,faltando apenas um pingo de branco no meio de cada olho para dar mais agressividade ao olhar .O acabamento da parte não pintada foi feito com cera a pedido do proprietário