Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Verniz ou seladora ???


Um cliente me pediu orientação sobre como e quando usar seladora e verniz para acabamento de peças em madeira.
Acontece o seguinte : A seladora é um produto ,como o próprio nome diz,cujo objetivo é selar ou fechar a madeira .Sua função original é criar uma camada protetora para a madeira evitando que a mesma sofra agressão de poeira , umidade , fungos , etc.
Porém a seladora tambem serve para dar um acabamento final em peças de madeira , desde que a peça seja usada dentro de casa ,pois o produto não aguenta sol e chuva .
Toda seladora brilha .Naõ como verniz alto brilho ,mas um pouco mais que verniz acetinado .Não existe meio de tirar o brilho do produto .
A seladora deve ser passada na madeira completamente lixada e limpa .Se for passada em cima de verniz , vai reagir com o mesmo formando bolhas ,o que inutiliza qualquer trabalho .Porem o verniz pode ser aplicado sobre a seladora .Ela foi feita para aceitar o verniz após sua secagem .Aliás , o produto seca muito rápido , é necessário um pouco de experiencia antes de usa-lo numa peça.
Deve ser diluida com Thinner específico para seladora .Este Thinner servirá para dilui-la epara limpar o pincel com a qual foi aplicada.
Não se deve usar rolinho de espuma com seladora ,pois o produto destroi o rolinho.
A diluição da seladora deve ser feita de acordo com a peça que onde vai ser aplicada e de acordo com as instruções do fabricante .O produto pode ser diluido desde 30% até 150% ou seja ; 30% de Thinner ou 150% de Thinner .Diluições maiores devem ser feitas por profissionais pois o produto fica muito volátil , e quem não tiver as "manhas " para usa-lo , acabará fazendo um serviço sem qualidade .
Se você tiver um móvel ou objeto que ficará exposto ao sol , poderá utilizar seladora ,mas com acabamento em verniz por cima .
Para móveis que ficarão expostos ao sol ,deverá ser usado verniz marítimo ,ou verniz com duplo filtro solar , para que o trabalho dure por um bom tempo .(de um a dois anos no máximo).
O verniz como todos sabem pode ser aplicado em qualquer tipo de madeira ,e tambem em MDF .O que se precisa decidir é se será brilhante , acetinado ,ou fosco o acabamento.
Vernizes podem ser aplicados com pincel , rolinho de espuma , e "boneca " de pano .
Os dois produtos podem ser utilizados com pistola e compressor ,desde que se tome o cuidado de ler as instruções da embalagem.
A diluição do verniz também pode ser feita , variando entre 10 % e 50%.Diluições maiores devem ser feitas por quem tenha bastante experiência com o produto.
Creio que isto esclarece as dúvidas sobre o uso destes produtos .
Se vocês tiverem algum problema ou dúvida, me liguem ou enviem um e-mail que prontamente atenderei

Dom Moleiro

222 comentários:

  1. Gracias mi querido amigopor invitarme a su blog,me encanta la restauración y veo que utiliza distintas técnicas,son obras preciosas,le invito al blog de los abuelos donde todo está reciclado por mí,gracias por su visita y espero estar en contacto.Con cariño Su nueva amiga española,Victoria

    ResponderExcluir
  2. Este teu post esclarecedor, nos salienta bem acerca de tudo...continue assim, elucidando as duvidas que muito de nós temos, de diversos itens domesticos e nem sempre sabemos como resolve-los. bjkas, Elaine. EU AMO SELADORA...EHEHEH

    ResponderExcluir
  3. gostei muito das dicas de como usar seladora em madeira pois gosto de colecionar moveis antigo e trabalho com decoracao de festas de casamentos e pretendo reformar uma cristaleira antiga p. usar numa mesa de bolo obrigado pelas dicas gostei muito

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho que realizas. Eu estou restaurando um móvel para o quarto de minha neta e busquei a informação sobre a diluição do verniz (em água).
    Gostaria muito de conhecer teu atelier. Quando for à São Paulo, não desperdiçarei a oportunidade de realizar uma visita.

    Jussara
    Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que o post é antigo, mas vai umas dicas.
      Existe vernizes a base de resina de poliuretano diluivel em água. Podem ser brilhantes e acetinados. São muito resistentes e são usados em pisos e assoalhos, muito fácil de aplicar com pincel, rolo e até rodo em grandes áreas. O acabamento é muito próximo ao verniz naval mas muiiiito mais fácil de aplicar. Também tem o tipo com catalisador para área externa, ainda mais resistentes.
      A grande dica é lixar sempre após a primeira e segunda demão, assim a terceira fica perfeitamente lisa.
      Abraços

      Excluir
  5. Valeu pelas dicas, nó leigos agradecemos muito.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado amigo,
    Tirou minha duvida se passava só seladora ou envernizava a mesa da churrasqueira.

    ResponderExcluir
  7. 150% de thinner é mais que o todo; não entendi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com bastante diluição a seladora que é bem concentrada, vai depositando aos poucos, fica um acabamento fino e liso com um chumaço de estopa, algodão ou boneca. 150% mesmo, uma vez e meio o volume de seladora, ou 2 partes de seladora para 3 de thinner.

      Excluir
  8. O verniz fosco tem menos brilho que o selador? Quero algo sem brilho para minha mesa. Posso aplicar cera depois do verniz fosco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verniz fosco , como o nome diz é totalmente sem brilho.Porém é um produto frágil,que não protege devidamente a madeira .O ideal é aplicar verniz a base de água ,acetinado que brilha menos que o verniz acetinado comum .

      Excluir
    2. Opa, boa noite. O verniz acrílico é indicado para mesinha de computador? Já lixei toda a madeira, corrigi os defeitos com pasta e só me falta resolver esta questão. Digo isto pois não quero que em poucos meses a mesa fique descascando, já que coloco não só monitor/cpu em cima dela, mas também caderno, lápis, ferramentas, etc.Aguardo resposta! grato.

      Excluir
  9. Olá. Bom dia. Gostaria de saber se posso passar diretamente em uma porta nova o verniz restaurador sayerlack polirex sem uso da seladora? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode passar o verniz ou tinta diretamente na madeira .A seladora é um produto opcional ,que não recomendo por ser de difícil manuseio e por não suportar nem calor nem, umidade .Eu nunca uso seladora nos meus trabalhos ,e as peças que restauro ficam bonitas durante anos e anos.
      amauri

      Excluir
  10. Olá,
    PODE ME AJUDAR?

    Para uso externo devo usar só o verniz ? Ou tambem a seladora?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Você deve usar apenas o verniz .Seladora não suporta intem´péries e se estraga muito facilmente .

      Excluir
  11. gostaria de conhecer a formular de fazer a seladora ou um endereço e uma industria que eu possa compra com um preço bom pois trabalho na fabricaçao de moveis se possivel mim ajude com essa informaçoes .

    ResponderExcluir
  12. Não faço idéia de como fazer seladora .Não uso esse produto pois não serve para o tipo de trabalho que faço.
    Desculpe mas não posso te ajudar .

    ResponderExcluir
  13. Amauri, estou passando seladora Knotting em minhas portas de dentro de casa antes de passar o verniz. Entre a primeira e a segunda demão de seladora, fiz lixamento leve com lixadeira orbital e lixa grana 220. Limpei as portas e passei a segunda demão do produto. Minha dúvida é se há necessidade de passar lixa leve novamente ou se já posso passar o verniz, ou melhor, há sempre necessidade de passar lixa leve entre todasas demãos ou só entre a primeira e a segunda inicial ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agostinn ,se ja deixou a superfície lisa é so aplicar o verniz .Porém para passar a próxima demão de verniz você deve lixar novamente , se possível com uma lixa nº 320 ou nº 400.
      E quando tiver passado as demãos necessárias de verniz compre uma lixa d'água nº2000 usada em pintura automotiva .A superfície ficar lisa como o capõ de um carro .Pore´m não precisa molhar a lixa ,passe a seco mesmo , ecom suavidade.

      Excluir
    2. Boa Noite!! Achei maravilhoso encontrar o seu blog onde você esclarece dúvidas. No meu quarto de casal, tenho um armário embutido, cama e mesinhas de cabeceira em vinhatico. Quero dar um nova aparência, o que vc recomenda? Eu gostaria de um brilho médio, o que fazer? Desde já agradeço a sua disposição aqui em dar dicas bem importantes!

      Excluir
  14. Olá eu gostaria de saber se voçê usa thiner para diluir o verniz?
    desde já agradeço...Meu nome é juliana e estou querendo trocar as portas da minha casa.no entanto são de madeira e novas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana , o thinner é indicado apenas para diluir tinta automotiva.
      Para tintas e vernizes comuns , o melhor solvente é água ráz .

      Excluir
  15. Ola!
    Estou fazendo todo o assoalho de minha casa com madeira de demolicao (canela clara). Agora temos que resolver qual acabamento devemos usar...seladora, resina, stain, verniz...OH DUVIDA CRUEL!!! Queremos manter a cor e nao queremos brilho, e que tambem seja de facil manutencao!!! Qual o procedimento?
    Espero ansiosa pela resposta!
    Muuuuito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use Bona ,que é um produto resistente ,específico para piso e tem opção de acetinado ou fosco.
      Nunca ,mas nuuuuunca mesmo,utilize seladora .É muito frágil e não rsiste a umidade e calor ,soltando-se com facilidade .Se uiser mais informações mande um e-mail para o endereço indicado na barra lateral do blog.

      Excluir
  16. Thanks very interesting blog!

    Have a look at my web page themes for baby girl rooms

    ResponderExcluir
  17. Oi, Amauri, que bom que eu te achei. O problema é o seguinte: Tenho uma mesa de jantar cujo tampo gostaria de deixar um pouco mais claro que a base. Foi lixada e encerada, ficou perfeito, just como eu queria, mas manchou logo. Comprei um verniz (natural, que a anta do vendedor da loja garantiu que ficava "igualzinho ao mostruario, talvez um pouco mais escuro mas pouca coisa"). Ficou uma joça, tão escuro quanto a base. Resultado, vai ter que ser lixada DE NOVO.
    Meu problema é esse. Como fazer para voltat ao tom da primeira vez? Posso encerar e depois passer o verniz incolor acetinado? Com a cera a madeira tinha ficado numa tonalidade linda, e eu queria ter isso mas proteger de manchas. Espero que voce possa ajudar, porque a sala já está toda pronta, só falta a bendita mesa!
    Tudo de bom, parabéns pelo blog, adorei! Se eu não tivesse tão longe ia te visitar.
    Celina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celina .
      Pra começar, nunca use cera ,pois é um produto frágil ,e sempre manchará.
      Compre um verniz a base dágua chamado AQUARIS,da Sayerlack .Ele não escurece muito nem amarela as peças .Mas atenção : se te oferecerem o verniz idêntico da marca Sparlack ,não compre de jeito nenhum ,pois é mal feito e demora dias para secar , por incrível que pareça .
      Aplique duas demãos do Aquaris e sua mesa estará bonita e bem protegida .limpe depois apenas com uma esponja úmida ,não deixe ninguém aplicar lustra móveis , cera, óleo de peroba etc.Esses produtos são gordurososo e mancham a madeira ,agregando partículas de micro poeira.
      Se tiver mais dúvidas entre em contato pelo e-mail informado na barra laterla do blog.

      Amauri

      Excluir
  18. Caro Amauri,

    tenho uma casa em reforma, cujos marcos de portas e basculantes internos já foram colocados. Porém, eles não foram selados antes da aplicação do emboço nas paredes, o que ocasionou sujeira de massa e algumas manchas na madeira. Agora, na fase da pintura do imóvel, pensei em lixar e utilizar uma seladora à base dágua nesses marcos, a fim de protegê-los dos respingos de tinta. Após o término da pintura das paredes, os marcos, portas e janelas serão envernizados com um verniz também à base dágua. Você acha necessária essa proteção, utilizando a seladora? Qual seria o procedimento mais recomendado?
    Desde já agradeço por suas informações e orientação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não use seladora ,aplique o verniz diretamente na madeira ,ele foi feito para isso .A seladora não resiste a umidade e calor,vai soltar logo.
      Pode usar verniz a base de água ou de solvente ,os dois produtos "grudam" bem na madeira .

      Excluir
  19. Olá Mauri, preciso pintar uma porta de madeira da entrada da casa, me indicaram passar óleo de linhaça antes de pinta-la? E o que vc indica para impedir a infestação de brocas em portas de madeira? Obrigado pela atenção e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Markhal ,para proteger a madeira de brocas e cupins deve ser aplicado um cupincida específico encontrado em lojas de tintas .
      Óleo de linhaça foi um bom produto a séculos atrás ,hoje você tem vernizes desenvolvidos para diversos usos.
      Se a porta da casa estiver sem proteção de um pequeno telhado ,e sujeita às intempéries ,calor ,frio chuva e sol, o melhor é usar OSMOCOLOR.
      Osmocolor é um "stain" ,produto desenvolvido especificamente para proteger madeiras em ambientes externos.Consulte o atendente da loja de tintas que te dara informações completas sobre o produto,seu uso e sua garantia.
      Abraços

      Excluir
    2. Eu utilizei osmocolor, que é da marca Montana, e realmente as portas ficaram perfeitas. É fácil de aplicar e o acabamento é perfeito.

      Excluir
  20. Prezado,
    Pretendo montar um painel com madeira de demolição para uma parede da minha sala de TV. Não ficará exposta ao tempo. Meu piso já é de madeira com brilho (cumarú) e para criar um contraste pretendo utilizar um acabamento mais rústico e sem brilho. Qual o tipo de tratamento devo da à madeira para obter esse resultado? Verniz fosco? Cêra? Deixar a madeira sem produto de revestimento?
    Por favor me oriente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalmo faça o seguinte :Lixe a peça para eliminar eventuais falhas e aplique verniz acetinado.O verniz fosco é muito frágil e o painel manchará com o tempo.Dilua o verniz com vinte ou trinta por cento de água raz.Isso fará com que fique mais fácil de aplicar, tirará um pouco do brilho acetinado e secará mais rápido.
      Aplique com pincel ,para que as marcas das pinceladas permaneça na madeira ,dando o aspecto rústico que deseja .Duas demãos serão suficientes .
      Nunca use cera ,pois é um produto que além de não proteger a madeira agrega partículas de pó na mesma ,tornando-a escura com o tempo.
      Se tiver dúvidas entre em contato pelo e-mail indicado na barra lateral.
      Bom trabalho e boa sorte.

      Excluir
  21. Boa tarde.
    Tenho uma dúvida e queria uma orientação.
    Tenho um armário que foi feito com placas de mdp (partes internas)e mdf nas portas.
    Fiz umas adaptações para utilizá-lo no banheiro. Um ambiente bastante úmido devido o uso do chuveiro.
    Todo o armário possui revestimento de melamínico (não sei o que é, só estou repetindo o que um marceneiro havia me informado, rsrs)
    Queria saber se posso aplicar verniz por cima deste revestimento para reforçar a proteção e evitar que ele sofra com a umidade e fique estufado.
    Existe algum verniz que seja mais indicado? De preferência que tenha pouco brilho no acabamento?
    Se puder me ajudar, agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma questão difícil,porque o MDF é muito frágil ,e por mais que se aplique verniz, se sobrar uma brechinha a umidade se infiltrará e o destruirá .
      O importante não é o verniz que você aplicará ,mas como fará isso.Tente dar umas tres demãos de verniz, diluido em 20% de água raz ,e com o cuidado de preencher toda e qualquer brecha ,por menor que seja ,para vedar totalmente a peça .Utilizo e recomendo o verniz Poliulack ,da Sayerlack ,que é um produto excelente e tem a opção de acetinado.
      Bom trabalho.

      Excluir
  22. Olá,
    Obrigada pelas dicas. Tenho uma pergunta:
    Existe algum verniz fosco e que seja 100% incolor, ou seja, não mude em nada a cor original da madeira crua?
    Quero fazer um tampo de mesa em madeira bem clara, Pinho, mas quando passo o verniz fica bem amarela. Quero manter a cor clarinha original, mas com acabamento e proteção. Vejo alguns móveis prontos que apesar de envernizados, tem a cor do Pinho cru. Que produto será que foi usado neles?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia ,isso é bastante difícil .
      O único verniz totalmente transparente ,é o usado na pintura de automóveis,porém tem alto brilho.
      Existe um verniz a base de água chamado Aquaris ,da Sayerlack,que é bastante claro .Já usei ele diluído com um pouco de água e não escureceu a madeira ,nem amarelou.
      A seladora também tem esta característica ,mas é um produto frágil que não resiste a calor nem umidade ,soltando-se facilmente da madeira .Os móveis claros a que você se refere são tratados com seladora .

      Excluir
  23. Olá,
    Obrigada pelas dicas. Tenho uma pergunta:
    Quero fazer um móvel com folheado de madeira bem clara, tipo Pinho. Mas gostaria de manter a tonalidade original, e quando testei com verniz INCOLOR, mudou bastante, ficou bem amarela. Gostaria de saber se existe algum verniz ou seladora que não mude em nada a cor original da madeira. Que seja 100% incolor e fosco. Vejo alguns móveis prontos em pinho que, mesmo com acabamento, mantêm a cor original da madeira crua. Qual produto terá sido usado nesses móveis?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns por seu talento, e por compartilhar sua experiência conosco. Nos dias atuais, dificilmente se encontra pessoas dispostas a nos ajudar gratuitamente. No meu caso, suas dicas quanto ao uso de seladoras e vernizes foram imensamente úteis. Obrigada, Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  25. Amaury, tudo bem?!?
    Duas dúvidas:
    1- como limpar o pincel após aplicar o verniz?
    2- vou preparar um caixote destes de feira para ser uma "prateleira" no jardim da varanda. Pode, eventualmente, pegar uma chuva de vento e deve pegar sol no período da tarde. Deve passar verniz ou stain? Não quero mudar muito as características d madeira...

    Maismuma vez obrigado e parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para limpar o pincel mergulhe ele numa vasilha com água ráz,deixe um pouco,mexa um pouco ,troque a água ráz e repita o processo.Deixe secar ao sol ou na sombra .
      Utilize stain para qualquer madeira que ficar exposta a intempéries .O produto foi concebido para isso ,portanto resiste mais que verniz .

      Excluir
  26. Amaury, estou com uma dúvida. Tenho alguns armários de escritório feitos de compensado e acabamento em madeira marfim. Acontece que com o tempo acabou ficando com manchas escuras que não saem mais apenas com a limpeza. Existe também uma pequena parte queimada pelo sol. Gostaria da sua orientação de como tirar as manchas e se posso passar algum protuto. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  27. Oi Fábio
    Essas manchas escuras podem ser causadas por algum produto usado para limpeza .Se for isso ,é fácil. Basta lixar os armários e aplicar duas demãos de verniz .
    Também pode ser que a lâmina de marfim se gastou com o uso e com o tempo .Se ocorreu isso ,a única solução é trocar a lâmina .Isso exige o trabalho de um marceneiro que trocará as lâminas com facilidade .
    Não adianta passar qualquer produto , o ideal é lixar .Se puder me enviar fotos pelo e-mail indicado no blog poderei dar uma opinião mais acertada.

    ResponderExcluir
  28. Oi Amauri, devo passar verniz com pincel, rolinho ou boneca....quero uma porta bem lisinha??? E pq boneca é tão dificil de passar, gruda muito???
    Obrigado
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane .
      Eu aplico verniz em portas utilizando pincel macio e rolinho de espuma ,da seguinte forma : passo o pincel num pedaço de uns trinta centímetros, e passo por cima o rolinho seco (sem verniz, sem nada ) para dar melhor acabamento .Continuo desse modo até acabar a peça toda .Não uso boneca porque não tenho a "manha" para fazer isso .É necessário muita experiência para se envernizar com boneca e o serviço ficar bom ..O melhor mesmo é aplicar com pistola e compressor .

      Excluir
  29. quero saber se posso passar somente o verniz sem diluir?

    ResponderExcluir
  30. Oi Tatiana .Você até pode aplicar verniz sem dissolver,mas ele vai demorar para secar ,e o acabamento não ficará muito bom .
    O ideal é diluir com 20% de água ráz ,se for aplicar com pincel e rolinho,ou com 30% se for utilizar pistola e compressor .

    ResponderExcluir
  31. Olá tenho uma mesa de madeira, e ela esta toda manchada como devo fazer para recupera-la , parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Você deve lixá-la totalmente ,com lixa n° 60 para madeira ,até sumirem as manchas ,ou ao menos ficarem mais suaves.Depois passe uma lixa n° 320 ou 400 para que a superfície fique bem lisa . A seguir aplique duas demãos verniz no tom que desejar (brilhante ou acetinado) ,e lixe novamente com uma lixa d'agua n° 2.000 para deixar o acabamento bem liso .Essa lixa deve ser passada sêca, com suavidade ,somente para polir o verniz.

      Excluir
  32. Obrigado pelas dicas! Mas não é possível ter 150% de tinner... 100% é a coisa pura, no caso, apenas o Tinner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Me desculpe ,mas você está pensando em matemática e eu estou passando uma informação em química .
      Se eu tenho um copo cheio de seladora e adiciono um copo e meio de Thinner ,terei acrescentado 150% do produto .Simples .

      Excluir
  33. Tenho uma mesa de jantar (madeira maciça escura) para USO INTERNO que vou mandar restaurar (Campinas) e me indicaram verniz de poliuretano (PU) Sayerlack para impermeabilizar e evitar manchas, como manchas de copo. Esse verniz realmente é eficaz para isso? Nesse sentido, é superior a outro tipo de verniz? Outra pessoa me indicou só seladora e disse que o verniz PU só protege "um pouco mais", contra marcas, que outros vernizes... Optando por qualquer um dos vernizes, precisa aplicar seladora também? Grato! Marcelo, Campinas - SP

    ResponderExcluir
  34. Oi Marcelo .
    A seladora é um produto frágil e não deve ser utilizado em ambientes externos ou em peças que sofrerão calor ou umidade ,pois se soltará da madeira em poucos meses .
    O verniz PU é excelente ,talvez um pouco melhor que os outros mas não creio que suportará calor por muito tempo sem manchar .
    Já fiz numa mesa de fazenda o seguinte procedimento : lixei completamente a peça e apliquei Synteko ,que é normalmente usado em pisos.Só que apliquei acetinado ,pois o brilhante é muito brilhante mesmo. A peça ficou ótima e nunca manchou com pratos quentes ou xícaras de café .
    Se desejar que eu faça um orçamento, envie fotos da mesa ,que lhe passarei um custo estimado.

    Amauri

    ResponderExcluir
  35. Oi Amauri,
    Parabéns pelo excelente blog.
    Gostaria de um conselho.
    Nunca fiz trabalhos em madeira. Recentemente, mudei-me para uma casa bem maior que a anterior, com uma grande varanda nos fundos e decidi colocar uma mesa de jantar com cadeiras, mesa de centro e duas mesas laterais, tudo em mogno maciço, originalmente selado e encerado (sem manutenção há muitos anos), nessa área externa que, apesar de coberta, recebe sol e chuva de vento.
    Pois bem, li em seu blog que a melhor solução para móveis expostos a intempéries é a aplicação de stain, correto?
    Será que conseguirei aplicar o stain ou devo contratar um profissional para o trabalho?
    Obrigada.
    Valéria

    ResponderExcluir
  36. Oi professor, preciso de uma dica, tenho uma mesa de centro muito antiga de ipê pintada com verniz e betume , resolvi lixá-la para ficar na cor natural.
    Mas é difícil conservar um móvel na madeira crua, e lendo seu blog percebi que posso conservá-la na cor natural utilizando algumas técnicas de pintura.
    Passo seladora e depois verniz?
    O que faço? Como faço?
    O que me sugere?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é utilizar verniz a base de água ,acetinado ,para dar pouco brilho.Esqueça a seladora ,pois ela solta depois de um tempo.
      Caso não encontre este produto, compre verniz comum acetinado ou fosco e faça o trabalho.
      Boa sorte .

      Excluir
  37. Muito obrigada pela rapidez da resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Olá Dom Moleiro, estou construindo e na entrada da casa colocarei uma porta maciça feita em cumaru. Me disseram para dar duas mãos de selador e depois passar o verniz náutico ou osmocolor. Este procedimento está correto? A porta pegará sol e chuva. Obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Ola, eu estou restaurando uma peça de madeira para bancada da cozinha, seria uma cozinha americana, e passei a seladora sobre a madeira com a intenção de passar verniz maritmo depois, mas li na lata de verniz que não é indicado passar sobe a seladora. Como devo proceder? Passar o verniz por cima pode causar algum dano?
    Obrigada deis de já;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia .
      A seladora é um produto frágil e que se desprende da madeira com o tempo .Aplicando o verniz por cima ,quando ela começar a se soltar o verniz virá junto e seu trabalho vai para o brejo.
      Além disso a seladora é diluída com Thinner ,e o verniz com água ráz.São produtos que não se misturam ,ocorrendo então o surgimento de bolhas no verniz.Aplique sempre verniz ou tinta diretamente na madeira e esqueça a seladora .

      Excluir
  40. Olá Amauri, foi uma sorte e tanto descobrir você justamente num momento meio de desespero. Portas novas foram seladas mas não gostei do serviço, ficou áspero e pouquíssimo brilho. Acho que o profissional era ruim. E agora fico mais preocupada ainda por ter lido que a seladora estraga fácil. Que faço agora para reparar o estrago? Partir pro verniz? Mas aí tem que lixar tudo e tentar tirar o máximo que der da seladora? Por favor responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve lixar tudo ,mas não se preocupe em retirar todas as mini-partículas de seladora.Se ficar um pouquinho não estragará seu trabalho.Aplique duas ou três demãos do verniz que escolher com um pincel macio ,e a cada 50 cms. aplicado passe um rolinho de espuma seco, para dar um acabamento melhor .Vá fazendo por pedaços até acabar a peça toda .Nas portas internas você pode aplicar verniz acetinado,mas se tiver portas externas que irão receber sol e chuva , aplique verniz brilhante , que é mais resistente às intempéries .Se tiver mais dúvidas ,envie um e-mail no endereço indicado abaixo.

      Excluir
  41. Sr. Moleiro, Bom dia! Pretendo restaurar para coloração clara( canela) original de minha casa de madeira. Utilizei lixa grossa para remoção de todo verniz antigo... em algumas partes porém observei ranhuras na madeira ... comprei Cetol da Starlac canela, e observo se adcionado diretamente sem lacrar estas ranhuras antes a madeira, nestes pontos escurecerá... Por favor, o que devo utilizar para preencher estas ranhuras antes da aplicação do Cetol. Grato, No aguardo, Júlio César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Cesar,
      Aplique massa para madeira F12 ,que é específica para esse tipo de serviço.Tem em várias cores,mas também pode ser tingida para que se consiga o tom certo.Esta massa depois de seca, muda o tom ficando um pouco mais clara. É necessário fazer um teste para que a mesma fique igual à madeira depois de envernizada.
      Não utilize verniz para a parte externa da casa , o melhor é um "stain" , produto desenvolvido para proteger madeiras que sofrem ação de chuva ,calor ,frio etc. Uso normalmente o Osmocolor ,produzido pela Montana Química ,e já apliquei em portas e janelas que ficaram ótimas .
      Se tiver mais dúvidas entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  42. Dom Moleiro, boa noite!
    Minhas portas internas estão envernizadas e estão com riscos e quero mudar para cera que fica mais fácil a manutenção. É necessário que eu lixe todo o verniz e aplique seladora novamente e depois passe cera?
    Edson Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Edson.
      Na minha opinião , o melhor mesmo é lixar um pouco e aplicar verniz novamente .A cera é muito frágil, e precisa ser aplicada sempre para manter a porta com bom aspecto.
      Mas se quiser usar cera ,procure uma marca chamada W&W Cera Resistente .Ela é feita de polímeros e outros sintéticos ,e indicada para pisos com alto volume de tráfego .Aplicada em móveis ela mostra uma resistência muito grande à umidade e calor .
      Tenho usado com sucesso este produto e recomendo sem receio.Você encontra esta cera em lojas especializadas em tintas .
      Bom trabalho e boa sorte .

      Excluir
  43. Obrigada pelas dicas, você é ótimo no que faz, lindos trabalhos

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pela iniciativa!
    Estou lixando minha mesa de jantar que possui madeira branca e quero colocá-la na cor de carvalho. O que devo fazer e qual material devo usar para obter o máximo de brilho com uma boa durabilidade?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. Olá!
    Estou lixando minha mesa de jantar e cadeiras que são de madeira branca e pretendo envernizá-las na cor de carvalho. Como posso obter o melhor resultado para essa mudança de cor com um acabamento de alto brilho, porém duradouro?
    Obrigado e parabéns pela excelente ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos .
      Após lixar totalmente a mesa ,escureça com Veladura um produto feito para tingir verniz,mas que é excelente para aplicar direto na madeira. Procure em uma loja de tintas e converse com o atendente para que el te indique a cor certa para chegar no tom do carvalho.
      Teste antes numa madeira qualquer para obter o tom certo ,pois o produto pode ser diluído com água ráz ,e se estiver muito escuro, pode ser clareado com um pouco de diluição .
      Após a aplicação passe uma lixa nº 320 ou n° 400 para deixar a superfície lisa e aplique verniz automotivo de secagem rápida ,que dá um brilho excepcional .Não utilize seladora , aplique direto na madeira .Eu utilizo o Lazzudur da Sherwin Williams ,que não precisa de catalisador nem de diluição .Porém ,para consguir esse brilho que quer, tem de utilizar pistola e compressor ,pois o acabamento fica melhor e o brilho idem.
      Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  46. estou fazendo uma cervejeira toda em madeira inclusive a parte interna será de madeira, minha duvida é. posso na madeira da parte interna aplicar seladora e depois verniz maritimo a fim de que a madeira aguente a baixa temperatura que será em torno de 7 graus negativos e a umidade?

    ResponderExcluir
  47. amigo tenho uma duvida, estou restaurando meu primeiro violao ( que estava bem caidinho ja tem uns 20 anos) lixei tudo, tentei usar goma laca mas ficou com marcas de aplicaçao entao preparei tudo de novo estou pensando em usar verniz e pistola nele, nao queria usar PU pra nao prender a ressonancia, estava pensando em nitrocelulose ou verniz maritimo vc sabe se posso usar o maritmo em instrumento musical?? tem alguma luz pra me dar sobre o assunto?? brigadao abç

    ResponderExcluir
  48. Já envernizei um violão do meu filho com verniz marítimo e ficou bom ,sem alterar a qualidade do som.Mas é necessário diluir o verniz com 20% de água ráz para ficar mais fácil a aplicação ,se for com boneca ou pincel .Se for com pistola tem de diluir com 30% .
    O ideal é aplicar umas cinco demãos para o acabamento ficar bom .A melhor maneira é com pistola ,fica mais homogêneo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado pela dica e atençao, tenho uma outra duvida se vc puder esclarecer qual o intervalo que devo dar entre as demaos??? devo lixar apos cada demao ou so na primeira e na ultima?? na pistola seriam entao 30 % agua raz e 70% verniz certo?? abç

      Excluir
    2. O espaço ideal entre demãos é de 12 horas ,para que o verniz seque bem .
      São 30% de água raz para 70% de verniz .Esta medida é mais ou menos, não precisa ser exata.
      Se lixar após cada demão,o acabamento final será melhor e mais fácil de fazer .
      Se tiver mais dúvidas entre em contato pelo e-mail: dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  49. muito obrigado mesmo vou mandar o email com o antes e o depois se vc achar instrutivo pra passar para outras pessoas abç

    ResponderExcluir
  50. Bom dia,
    Mandamos revestir todos os móveis do nosso quarto com lâminas de madeira num tom cinza metálico, bem claro...foi feito por marceneiro, e no revestimento foi aplicado seladora... pouco tempo depois percebemos q a coloração foi ficando um tom bege amarelado, nas partes q batem sol próximo a janela do quarto está bege esveradeado, e o quarto todo está revestido... Não sei o q fazer, gostaria de voltar ao tom natural, mas não sei se este revestimento pode ser lixado se isso adianta...nem se o produto impregnou a lâmina, nem se pode lixar..e perdi o contato com o marceneiro q fez o serviço. Se puder me ajudar com um solução, agradeço muito !!!! Mayra Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayra
      O que ocorreu com seus móveis é devido ao uso da seladora ,que é um produto muito frágil ,e não resiste a sol e umidade .
      Toda e qualquer pintura deve ser feita diretamente na madeira .A seladora é um produto enganador .Por ser bem mais barato que verniz ,é utilizado como base e também como acabamento em alguns casos .
      O ideal é lixar todas as peças e deixar na madeira original ,aplicando então duas demãos de tinta na cor original.Não sei se essa cor cinza metálico foi feita com tinta automotiva ou esmalte sintético comum,mas de qualquer forma deve ser retirada e o processo todo tem de ser refeito,mas sem aplicação de seladora .Nunca deixe ninguém aplicar seladora em seus móveis. Sempre dará problemas .Se tiver mais dúvidas entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  51. Bom dia, e muito obrigada pela sua atenção !!! Mayra

    ResponderExcluir
  52. Bom dia! Tenho uma dúvida, você mencionou que a seladora não é aconselhada para ser usada em locais com água, como banheiro por exemplo, mas eu posso usar um verniz PU ao invés de Nitro? Porque assim ficaria mais resistente...?

    ResponderExcluir
  53. Boa noite AMAURI....estou realizando acabamento em duas janelas de madeira e numa porta pivotante de sala ... todos ficam protegidos da chuva .... realizei lixamento com várias lixas endo a última grana 220 e por orientação de um marceneiro apliquei STAIN - OSMOCOLOR UV GOLG com "boneca" .... após dias de aplicação da primeira de mão do STAIN realizei um lixamento com lixa grana 320 e apliquei uma 2ª de mão do STAIN .... ficou muito bom ... minha esposa gostaria que aplicasse um verniz brilhante .... tenho dúvidas se aplico com "boneca" .... e se fosse possível ... qual seria a diluição do VERNIZ neste caso .... para porta ... por ter área mais ampla para aplicação do verniz..... a "boneca' é aconselhada ???? não poderia deixar rastros da aplicação com a "boneca" .... qual a melhor opção ????

    ResponderExcluir
  54. Nas janelas até dá para você aplicar verniz com boneca ,mas na porta ,certamente ficarão as marcas da aplicação .
    Se puder ,utilize uma pistola com compressor ,diluindo o verniz em 30% de água raz ,senão ele ficará muito grosso e não passará pela agulha da pistola .Caso não tenha ,ou não consiga uma pistola emprestada ,faça o seguinte : aplique o verniz num pedaço de mais ou menos 50 cm X 10 cm e passe um rolinho de espuma seco ,(sem verniz, sem nada ) .A seguir repita a operação num outro pedaço até cobrir toda a superfície da porta .O pincel deixa marcas , o rolinho deixa bolinhas ,mas essa combinação permite um acabamento muito bom .convém testar o processo num pedaço de madeira qualquer para pegar o jeito e depois fazer o serviço sem erro. Depois de tudo seco ,passe uma lixa d' água nº 1200 (seca ) para dar um acabamento bem liso .Caso utilize este método ,dilua o verniz com 20% de água raz . Uso este método na maior parte dos trabalhos com verniz .
    Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá, boa tarde!!
    Tenho um móvel de madeira, de uso interno, que gostaria de manter na tonalidade da mesma, entretanto li alguns comentários a respeito de qual produto utilizar. Por isso, tenho várias dúvidas, se você puder me ajudar, agradeço!!!
    Gostaria de saber sobre os poros da madeira, pois uns dizem que é bom tampá-los, no caso ao usar verniz, e outros que não é bom, pois a madeira resseca e fica mais quebradiça, por isso recomendam o´´stain`` que adentra na madeira e não criam uma película impermeabilizante muito espessa??
    Queria saber a diferença de ´´stain`` e verniz?
    Será que posso aplicar apenas um dos dois ou ambos?
    E qual opção seria melhor (natural, transparente ou incolor, no caso do stain da marca Montana, que nem sei se é boa) ou verniz acetinado, pois não quero que fique nem opaco, nem com muito brilho?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá .
      Se o móvel é de uso interno não é necessário o uso do "stain" ,produto desenvolvido para móveis sujeitos a calor e umidade em ambientes externos .O ´produto ao qual você se refere é o Osmocolor da Montana Química .É muito bom uso sempre ele.
      O " stain" é penetrante e cria uma camada impermeabilizante e duradoura na madeira .O verniz "cola" na madeira e a protege também ,mas não se aprofunda em suas fibras .
      O ideal para seu móvel é verniz acetinado ,umas duas demãos no mínimo. .Nunca usei verniz e "stain juntos ,portanto não posso dizer se é bom ou não . Aplique o verniz direto na madeira que o resultado é melhor . A seladora não permanece muito tempo na madeira ,pois sofre com a ação do calor e da umidade do ar ,soltando-se da superfície .

      Excluir
  56. Eu acabei de escrever-lhe, mas esqueci de dizer que nos meus móveis de vinhático, foi feito o seguinte serviço. Foi lixado totalmente e foi aplicado um verniz brilhante. Não estou gostando do brilho demasiado. Eu quero algo que seja durável e que dê um boa aparência!
    Tenho também uns móveis de sala de jantar que preciso fazer a mesma coisa. Gostaria de dicas. Parabéns pelo blog e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marília . Um dos comentário se perdeu na transição da página de comentários para a página da postagem ,mas vamos lá :
      Dê uma lixada de leve no verniz brilhante ,apenas para "arranhar" a superfície e aplique duas demãos de verniz acetinado . Isso será suficiente para baixar o brilho..Se quiser mais informações envie e-mail para : dom.moleiro@gmail.com
      A página de comentários do blogger está dando defeitos e já perdi alguns comentários de leitores .

      Excluir
  57. Boa noite Amauri!! Troquei as portas, portais e alizares (internas) do meu apto e agora estou sem saber como faço para uniformizá-las sem que fiquem escuras demais e nem brilhantes e também que fiquem bem lisinhas. Já conversei com várias pessoas e cada um fala algo diferente. Qual é o melhor processo e os materiais mais adequados? Pode me ajudar? Desde já agradeço!!! Denise

    ResponderExcluir
  58. Boa noite Denise .
    Você não mencionou se quer pintá-las ou envernizá-las .
    Envie se possível ,fotos para o meu e-mail : dom.moleiro@gmail.com , assim posso ver suas portas e dar minha opinião quanto ao que usar ,e o que fazer .Aguardarei.

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde Amauri. Estou fazendo uma restauração em minhas portas e janelas de madeira Ipê, retirando todo o verniz brilhante, pois quero algo acetinado. Posso usar cetol natural acetinado em todas as portas e janelas internas e externas? Se não, qual o melhor e mais durável produto para uso nesse caso? Não gosto de verniz brilhante.

    ResponderExcluir
  60. Utilize o OSMOCOLOR, da Montana Química para as portas e janelas externas . Este produto é desenvolvido especificamente para proteger madeiras sujeitas à ação de sol e chuva .Só existe na versão acetinado. Internamente pode usar qualquer produto que lhe agradar .Eu costumo usar Poliulac acetinado , da Sayerlack.

    ResponderExcluir
  61. Eu sei que aqui se trata de pintura de móveis, mas a pintura do violão utiliza a mesma forma, me tire uma duvida: Eu lixo com uma lixa 320 ou 400 para tirar supeficialmente o verniz atual, depois basta passar o verniz novamente, lixar com lixa 800 e passar mais uma ou duas mãos ? posso usar cera de carro para encerar ou prejudica madeira ? se eu não usar verniz com o tempo estraga a madeira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após cada demão de verniz, você deve lixar novamente , bem de leve .Para que o brilho seja bom ,aplique até quatro demãos de verniz , sempre diluído em 20% de água raz ..A função do vernioz é proteger e conservar a madeira .Sem ele o violão ficará feio em poucos meses .Após a secagem completa da última demão do verniz , passe uma lixa d'água n° 2000 ( seca ) com suavidade para deixar a superfície bem lisa .Esta lixa é para cabamento de pintura automobilísitica , e não agride o verniz ,apenas retira pequenas impourezas deixando a superfície bem homogenea .

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento.

      Excluir
  62. Bom Dia. Tenho uma mesinha de madeira maciça que foi lixada, encerada e polida com politriz. Agora tenho medo que ela manche com o uso. Posso aplicar seladora sobre esse acabamento? Ela fica dentro de casa e não pega sol. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  63. A seladora deve ser passada diretamente na madeira ,embora não seja um produto de qualidade .
    Deve ser diluída com 70% de Thinner para facilitar a aplicação .
    O ideal na minha opinião é envernizar ,pois o verniz é muito mais resistente , e você pode limpar a mesa com um pano úmido.
    O verniz tem de ser diluído com 20% de água raz ,também para facilitar a aplicação e secar mais rápido.

    ResponderExcluir
  64. Gostaria de saber se è possivel envernizar Painel de MDF projetado. O meu escolhi uma tonalidade qur achei Clara, gostaria de saber se posso passar verniz ou se inutilizarei meu movel... A cor è a Virginia, achei qur fosse uma tonalidade mais uniforme, mas tem mtas ranhuras em outros tons. Me disseram qur o mais indicado è fitar de Formica. O qur me dizem?

    ResponderExcluir
  65. Oi Angélica
    Para envernizar MDF é necessário lixar bem e retirar a película que dá acabamento à peça . Isso , além de trabalhoso ,não traz bom resultado
    O melhor é pintar ou aplicar formica como te disseram .Dependendo do tamanho do móvel a aplicação da fórmica sai cara ,mas o resultado é muito bom.

    ResponderExcluir
  66. Boa noite!
    Gostaria de saber se há realmente necessidade de usarmos seladora numa porta externa angelim se formos aplicar verniz. Apesar de externa não pega sol nem chuva. E para escurecermos só poderemos usar verniz escuro? Desde já agradeço! Parabéns pelo blog e o auxílio a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia .
      Não utilize seladora nuca, pois é um produto frágil ,que não suporta calor nem umidade e solta com facilidade da madeira .
      Aplique o verniz diretamente na madeira lixada.Sugiro que utilize o CETOL ,que é um produto de alta resistência, bem melhor que os vernizes comuns .Ele é mais caro mas dura ao menos o dobro do tempo dos outros .

      Excluir
    2. Muito obrigado pela dica e esclarecimento!
      Tenha um excelente dia!

      Excluir
  67. Boa tarde Dom Moleiro! como vai. Resolvi reformar um guarda roupas antigo, de cerejeira. Mandei no jato de areia e ficou bem clarinha a tonalidade. Eu gostaria de manter o tom claro da madeira. Me indicaram passar o stain incolor fosco, mas estou em dúvidas se esse é o melhor produto para dar acabamento ao móvel. Você poderia me indicar qual produto e qual melhor forma de aplicar (compressor, pincel, rolo... ) muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  68. Eu prefiro aplicar verniz comum acetinado ,diluído com 20% de água rás .O stain é indicado para móveis que ficarão em ambientes externos, sujeitos às intempéries .
    A melhor forma para aplicar é com compressor ,pois você consegue um acabamentoi bem homogêneo .

    Amauri

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, estou desesperado, ao montar um movel do IKEA, desmontou-se e dois paineis ficaram com os buracos de "aparafusamento" estragados, não consigo apertar neles novamente. Os paineis são em MDF, há algum tipo de recuperação junto desses buracos, por exemplo, aplicar algum produto, lixar e depois fazer os buracos que tinha e fazer novamente a montagem? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  70. Boa Tarde! estou com duvidas, comprei uma madeira para madeirar minha casa e veio outra Castanheira rosa, me falaram que é uma madeira muito doce e atrai fungos e cupins, gostaria de saber o que eu posso passar para protege-las, se só o verniz funciona ou se é bom passar um selador antes e se a resposta for sim, qual selador devo usar,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça a seladora . é um produto frágil que não suporta calor e umidade .
      Aplique duas demãos de Osmocolor , um "stain" que penetra na madeira e impede a entrada de umidade ,e a seguir umas duas demãos de verniz acetinado ,que fica melhor na madeira que o brilhante .Mas tenha certeza que a aplicação dos dois produtos foi completa "fechando" toda a superf´cie da madeira .Fazendo isso , dificilmente o cupim vai sentir o cheiro doce da madeira e não tentará furá-la para se instalar .

      Excluir
  71. Olá,
    Estou fazendo um painel para TV com revestimento de lâmina de madeira natural. Estamos querendo acabamento fosco e o marceneiro falou que o selador é suficiente para o acabamento e durabilidade. Porém o vendedor da lâmina sugere que se coloque verniz P1. O que é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não use seladora ,pois é um produto frágil que soltará do móvel em dois anos no máximo. Marceneiros usam este produto porque é muito mais barato que verniz ,dando um ótimo rendimento e economizando custos . Compre o verniz P1 que terá um resultado excelente e durável . O vendedor da lamina sabe o que está falando . Os marceneiros atualmente só sabem fazer móveis retos e colados ,e desconhecem muita coisa sobre madeira

      Excluir
  72. Olá. O estrado do berço do meu filho mofou, é de compensado. Retirei o mofado e comprei outras taboas de compensado para trocar. Pensava passar um verniz porém o vendedor da loja disse pra passar seladora e que não precisava diluir com thiner. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a sinceridade ,mas o vendedor que te atendeu é um débil mental que não tem a menor noção da bobagem que falou .Não se usa seladora sem diluir ao menos com 50% de thinner . A seladora é muito recomendada porque é bem mais barata que o verniz e sua margem de lucro é até cinco vezes maior .Além disso, com umidade ou calor ela solta da madeira. Aplique duas demãos verniz comum diluido com 20% de água raz ,e o estrado ficará bom e livre de mofo .

      Excluir
    2. Desculpe a sinceridade ,mas o vendedor que te atendeu é um débil mental que não tem a menor noção da bobagem que falou .Não se usa seladora sem diluir ao menos com 50% de thinner . A seladora é muito recomendada porque é bem mais barata que o verniz e sua margem de lucro é até cinco vezes maior .Além disso, com umidade ou calor ela solta da madeira. Aplique duas demãos verniz comum diluido com 20% de água raz ,e o estrado ficará bom e livre de mofo .

      Excluir
  73. Olá construí um tampo de mesa com tábuas de peroba, depois de lixar passei verniz
    Acetinado da sayerlack ficou ótimo porém com as diferenças climáticas apesar de ter passado duas demão do verniz a madeira
    Continuou trabalhando causando deformidades e trincas na peça .me disseram que isso aconteceu porque não Usei um selador antes do verniz. O que achas ? Pode me dar uma dica para resolver o problema? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  74. A seladora de madeira não impedirá que a madeira trabalhe .Isso é normal na madeira, e totalmente incontrolável em madeiras novas. Madeiras mais antigas ,com 10 ou mais anos de corte já não fazem mais isso .Faça novamente o processo de lixar e envernizar ,mas antes do verniz, aplique massa P51 ( acrílica ) nas trincas ,para deixar o aspecto melhor . Aplique com uma espátula e depois lixe e envernize .
    Aplique o verniz direto na madeira , diluindo com 20% de água ráz . Duas demãos são suficientes .

    ResponderExcluir
  75. Oi Dom Moleiro . Contratei um profissional para lixar e envernizar meu assoalho, ele utilizou verniz polisten impregnante Premium da sayerlack. O que acontece é que esta riscando com muita facilidade, parece que esta soltando o verniz..O que poderia ser feito! Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Polisten é um stain impregnante desenvolvidos para madeiras expostas a intempéries ,mas não serve para chão .
      Os melhores produtos para esse fim são Bona e Synteko . Você tem duas alternativas para resolver este problema : A primeira é retira todo o stain e aplicar um desses produtos . A segunda ,que pode salvar o trabalho, é aplicar uma cera acrílica indicada para pisos .
      Eu utilizo muito uma cera chamada " Cera Resistente W&W " da W&W Química , que é feita para pisos de lojas bancos , etc .Ela tem alta resistencia a atrito e se mantém por uns seis meses sem necessitar de nova aplicação .

      Excluir
  76. Oi preciso de uma dica sua....
    Em todo madeiramendo da minha casa foi passado o polistem inclusive nas portas. Agora estou querendo passar um tingidor na cor ipe que foi a cor que mais gostei pq quero tirar essa cor avermelhada q o polistem deixou nas portas porque quero uma cor mais pra marrom e percebi que o da cor ipe fica bonito
    Gostaria de saber de vc como faço e qual o tingidor ou é verniz mesmo q devo passar e de qual marca para secagem rapida?....q vai ser dificil pintar as portas com todos dentro vao querer me matar por causa do cheiro...rs Qual melhor marca e q nal descasque? Verniz ou tingidor é a mesma coisa? Obrigada Gislaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine .
      Quando preciso tingir vernizes ou madeiras utilizo um tingidor chamado Veladura , que é solúvel em água ráz . Já usei esse produto em cima de Osmocolor que é igual ao Polisten com ótimo resultado . A grande vantagem do Veladura é que você pode diluir ,para clarear um pouco sem que ele perca a capacidade de tingir . É melhor aplicar este produto e depois aplicar o verniz por cima . Verniz e tingidor são produtos diferentes . O tingidor tem cheiro fraco ,mas o verniz realmente irrita . Se for aplicar também em áreas externas é melhor utilizar esmalte sintético incolor ,que parece com o verniz ,mas tem maior resistència a intempéries .
      Se precisar mais informações , entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com.

      Excluir
  77. Olá gostaria de tirar uma duvida ganhei uma mesa e estou reformando ela escura já fiz todo processo de preparação a duvida o que pasar quero brilho respeitndo tonalidade da mdra e que aguente calor , água Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valtair .
      Aplique esmalte sintético incolor , que é parecido com o verniz ,mas tem maior resistência a calor e umidade .Você deve encontrar este produto apenas em lojas especializadas em tintas .Ele só vem na opção brilhante .

      Excluir
  78. Boa noite... Preciso de uma orientaçao sua. Quero pintar a porta da minha casa que é uma porta de aço sasazaki. Um tempo atras passei uma mao de tinta com pincel. Porem ficou uma droga muito feia. Gostaria de saber como faço pra pintar com pincel? Porque nao tenho nem acesso a pistolade tinta e tb nem saberia usar. O q devo.misturar na tinta? E como pintar sem q fique rastros do pincel? Agradeço e desde ja obrigada....me responde...por favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela.
      Aplique a tinta , diluída com 20% de água ráz , com um pincel macio ,num pedaço de uns 50cm por 10cm e passe um rolinho de espuma em seguida . O rolinho tem de estar sêco, sem tinta,nem nada . O rolinho vai eliminar as marcas do pincel ,mas por estar seco, não deixará bolinhas na superfície. Faça isso pedaço por pedaço até terminar a peça . Teste o processo num outro objeto qualquer para pegar o jeito . Se precisar de mais informações , entre em contato pelo e-mail " dom.moleiro@gmail.com "

      Excluir
  79. LUCIO..BOA NOITE PRECISO DA SUA AJUDA .COMPREI UM SELADORA E O VENDEDOR DISSE QUE PRECISAVA UM POUCO DE DILUENTE...EU DISSI QUE JA TINHA AUGUARASS .PASSEI UMA MAO E DEPOIS LI NO INTERNET QUE NUNCA O SELADORA DEVE SER DILUITO COM AGUARASS..AGORA JA PASSEI UMA MAO COMO POSSO FASER PARA REMEDIAR? COMPRAR IMA OUTRA LATA DE SELADORA E PASSAR PURA ? O TIRAR COM UMA LIXA? DESCULPE SE O MEU PORTUGUES NAO E' PERFEITO MAS EU NAO SOU BRASILEIRO..OBRIGADO PELA ATANCAO E BOA NOITE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucio
      A seladora deve ser diluída com thinner numa proporção de 50% a 70% . Ou seja , se você tiver um litro de seladora , deverá acrescentar entre meio litro ,até 700ml de thinner para aplicar o produto . Compre o thinner e aplique uma nova demão da seladora diluída com ele .Mas se a superfície da madeira ficou muito áspera , lixe e retire esta primeira demão e reaplique com o produto diluído . Se precisar de mais informações entre em contato novamente .

      Excluir
  80. Olá Dom Moleiro. Meu nome é Aline e tenho uma mesa com selador. Recentemente manchou de acetona. Uma mancha branca. O que posso fazer pra retirar a mancha? Obrigada!

    ResponderExcluir
  81. Oi Lika .
    Você deve lixar a parte afetada e passar novamente a seladora . Caso não dê certo ,lixe toda a superficie da mesa , esqueça a seladora e aplique verniz, que é muito melhor que seladora .A acetona é um produto muito forte e onde cai mancha . Não tem jeito .

    ResponderExcluir
  82. Meu nome é Luiz Cláudio Trannin

    Parabéns pelo excelente Blog e pelas valiosas informações.
    Aprendi muita coisa somente lendo as perguntas e respostas.
    Muito sucesso para você.

    ResponderExcluir
  83. Olá Amauri !!!

    Parabéns pelo excelente Blog e por passar essas dicas valiosas.

    Aprendi muita coisa somente lendo as perguntas e respostas.

    Muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  84. Bom dia, Amauri! Q bom te conhecer,rsrsrs. Li muitas perguntas e respostas e achei o máximo. Me ajuda tbem? Acabei te pintar umas cadeiras. Passei tinta suvinil látex maxx e passei umas três mãos de verniz fosco. Será q vai estar protegido contra possíveis picotes na pintura, tipo: anéis, botões de calça, paredes... A marca do verniz difere na qualidade do acabamento? Obrigada

    ResponderExcluir
  85. Olá, gostaria de saber se posso pintar uma porta na qual foi aplicado selador nitrocelular com esmalte sintético branco.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  86. Olá Dom Moleiro, meu nome e Adriana, estou reformando uma mesa de jantar de madeira(balsamo) qual o tipo de verniz que devo usar?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião o melhor seria duas demãos de verniz comum , o chamado verniz marítimo .Aplique duas demãos , diluido com 20% de água ráz . Você pode utilizar o verniz brilhante ou acetinado, de acordo com seu gosto . Não aconselho o uso de verniz fosco ,poiis é muito frágil ,não durando muito ,e sujando com facilidade. Eu utilizo sempre o Poliulac da Sayerlack .

      Excluir
  87. Boa Noite. Tenho uma cristeleira madeira (CLARA) QUERO PASSAR UM VERNIZ, MAS QUE NÁO FIQUE AMARELADA, E SIM NATURAL. o QUE VOCE ME ACONSELHA:

    ResponderExcluir
  88. Boa noite Nastrium. Você deve procurar um verniz que não tenha filtro solar . Se a madeira for muito clara o melhor é aplicar verniz automotivo que é absolutamente transparente . O verniz automotivo só vem na opção brilhante ,mas você pode deixá-lo acetinado misturando um pouco de fosqueante ,um produto feito exatamente para baixar este brilho .Deve ser misturado na proporção de 10% a no máximo 20% no volume total do verniz .Você encontra o fosqueante em lojas especializadas em tintas . Aplique duas demãos ,mas espere doze horas para que a primeira demão seque bem e aí aplique a segunda .

    ResponderExcluir
  89. ola amigo belo blog, esta d parabéns pelo seu entendimento, minha duvida é a seguinte, tenho num um baixo e lixei todo ele a madeira dele é bem clarinha, gostaria de proteger essa madeira com verniz ou seladora, mais nao queria q perdesse essa tonalidade clara da madeira oq me indica? pode ser fosco ou brilhante mesmo

    ResponderExcluir
  90. O melhor produto para esse trabalho é o verniz automotivo.Ele é mais resistente que o verniz comum , protegendo mais e por mais tempou,e por ser absolutamente transparente não escurece a madeira. É vendido apenas na versão beilhante ,mas você pode deixá-lo acetinado misturando com um fosqueante , um produto que diminui o brilho sem estragar a qualidade . Uso sempre o o Lazzudur 7502, da Sherwin Williams ,que vem pronto para uso ,não necessitando nem de catalisador ,.nem de diluição .

    ResponderExcluir
  91. Ola, parabens pelas dicas. Tenho uma mesa que era na cor mogno. Removi o verniz, lixei varias vezes,acho que tinha sido usado um tingidor. Removi MAs em algumas partes ficaram alguns riscos Ben finos dando uma certa cor até bonita. Gostaria de saber o que usar para impermeabilizar a mesa e as cadeiras,algo que nao tivesse brilho , me disseram pra usar uma seladora .no caso de usar um verniz sera que corre o risco de manchar de vermelho ja que ficaram alguns pigmentos encranhados na Madeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zuleica .
      Use o verniz acetinado , que é mias resistente que o verniz fosco . Aplique três demãos ,sempre diluindo com 20% de água ráz . Espere 12 horas entre cada demão e após a secagem de cada demão passe com suavidade uma lixa d'água nº 600,mas sêca. Depois da secagem da última demão passe uma lixa d'água nº 2000 , usada para pintura automobilísitica . Deve ser passada sêca também . Após isso remova a poeira restante com um pano sêco. Pronto . E esqueça a seladora .É um produto mal desenvolvido , de baixa qualidade e que não suporta calor e umidade .

      Excluir
  92. Ola, boa noite
    Necessito de sua orientaçao, fiz um pequeno deck e o portao e muro com ipe. Me disseram que eu devia proteger com oleo de linhaca, a regiao é de praia.
    No entando fiquei muito arrasada ficou muito escuro e esta com aspecto impregnado e muito envelhecido.
    O que devo fazer, gostaria de voltar a cor original e fazer o tratamento e protecao adequada.
    Pelo me orientar como retirar o oleo e o que aplicar na madeira para realcar a cor original.
    Muito grata>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania.
      Você tem de remover o óleo com água raz ou thinner e depois aplicar Osmocolor ,que é um "stain" , um produto que penetra na madeira e cria uma proteção à agua e raios solares . Três demãos são suficientes . Siga as instruções da embalagem .

      Excluir
  93. Oi Zuleica . Não use seladora pois é um produto frágil ,que não suporta umidade ou calor,e solta fácil da madeira.
    Aplique duas demãos de verniz acetinado , que tem brilho suave. O verniz fosco é muito fraco ,não dando a proteção necessária .Pode ocorrer de o verniz manchar, mas se você limpar esses riscos com thinner ,possivelmente eles sairão
    e a peça não ficará manchada .

    ResponderExcluir
  94. Dom Moeleiro, estou encantada com a descoberta do seu blog. Você parece ser um profissional diferenciado e bom entendedor das madeiras. Ricas dicas e orientações! Me chamo Esther e a mim muito ajudou! Obrigada, obrigada, obrigada! Tenho dúvida de como manter e conservar móveis em madeira de demolição dentro de casa. Devo passar cera de carnaúba, lustra móveis, cera incolor para pisos de madeira? Segunda dúvida, ainda que os móveis sejam de madeira de demolição para a área externa e sofram com sol e chuva, devo passar "stain", como vc recomenda para móveis de madeira comum? O tratamento é o mesmo para qualquer madeira que fique na área externa? Aguardo com ansiedade seus comentários e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther.
      Para isso eu utilizo ceras acrílicas ,que não tem nada de animal ou vegetal e por isso são bem mais resistentes . Recomendo que procure a " Cera Resistente W&W " da W&W Química .É a que uso .Siga as orientações da embalagem ,e aplique duas a três demãos .Para a área externa use stain . Eu utilizo o Osmocolor ,da Montana Química .Protege por longo tempo .Siga corretamente as instruções da embalagem ,e bom trabalho.

      Excluir
  95. que blog maravilhoso, Parabéns!!! Bom, minha duvida é a seguinte, tenho uma mesa em mdf laqueada na cor marfim e quero muda-la pra cor tabaco fosco ou acetinado, qual processo vc me indicaria para esta mudança?

    ResponderExcluir
  96. amei o blog, PARABÉNS!!!! bom, tenho uma mesa em mdf laqueada na cor marfim, e quero mudar para cor tabaco fosco ou acetinado, qual processo vc me indicaria, numero de lixa, se preciso de seladora, qual verniz? desde já agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra.
      Lixe suavemente a superfície da mesa para quebrar a camada superior da tinta e aplique duas demãos da cor escolhida .Para lixar utilize uma lixa Nº 320 .Utilize esmalte sintético solúvel em água ráz .Não use seladora nunca . Não é necessário aplicar verniz sobre o esmalte sintético.

      Excluir
  97. Boa tarde amigo...apliquei verniz marítimo no meu madeiramento, tabeira ontem, posso aplicar verniz com filtro solar em cima sendo da mesma marca usei a marca eucatex, posso aplicar se lixar mesmo...grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite .
      Verniz marítimo e verniz com filtro solar são exatamente o mesmo produto.
      O ideal é você aplicar esmalte sintético transparente por cima do verniz . ele vai aderir facilmente ,mas é muito mais resistente que o verniz .Não é qualquer loja que vende o produto ,será necessário procurar um pouco , mas vale a pena .

      Excluir
  98. Olá, Dom Moleiro!
    Estou fazendo um sofá de palete branco em pátina. Usei tinta branca acrílica, porém gostaria de impermeabilizar a madeira, deixando na cor branca mesmo. Tentei usar verniz maritimo fosco da Sparlack, que dizia ser transparente, mas testei num pedaço e ficou amarelado... Depois numa outra loja, me indicaram verniz Poliulack da Sayerlack transparente acetinado, mas estou com medo de acontecer o mesmo. Não sei mais o que faço pra proteger/impermeabilizar o sofá sem alterar a cor... Tava até pensando em usar cola branca. Me ajuda, por favor... Obrigada

    ResponderExcluir
  99. Oi Lilian .
    É fácil : compre verniz automotivo ,que é absolutamente transparente ,não amarela e tem uma resistencia muito maior que vernizes comuns .Pode ser aplicado com pincel ou pistola ,porém só existe na versão brlhante ,pois a maioria dos automoveis tem acabamento brilhante . Mas tem um truque : existe um gel chamado de fosqueante que tira o brilho do verniz sem diminuir sua resistência .É só misturar 10% de fosqueante na quantidade de verniz que irá usar ,que o acabamento ficará acetinado .Se tiver dúvidas mande um e-mail para o endereço descrito no texto abaixo desta janela .
    Amauri

    ResponderExcluir
  100. Nielson Cezar barrozo da Silva9 de fevereiro de 2016 às 09:42

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  101. Bom dia, Dom Moleiro!
    Parabéns pelo seu Blog, as suas orientações são fantásticas e me encorajaram a eu mesmo fazer a restauração das janelas e portas da minha residência, que são de cedro maciço e envernizadas com o produto ZU 10. Devido à ação do tempo e sol o verniz da parte externa está "descascando", a porta da sala, recebe sol forte e a sua parte inferior perdeu o verniz e está muito ressecada. É possível que eu recupere a sua aparência original, ou ela ficará com uma mancha naquele local? Que produtos devo utilizar?
    Desde já muito grato, e mais uma vez parabéns pelo Blog.
    Abraços.

    Nielson Cezar Barrozo da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nielson .
      A melhor maneira de fazer isso ,e lixar totalmente as peças ,deixando na madeira crua ,e aplicar três demãos de Osmocolor, um "stain" , produto desenvolvido especificamente para superfícies de madeira sujeitas a intempéries . O stain demora muito mais que o verniz comum para sofrer degradação peça ação do calor e da umidade . Deve ser aplicado com pincel para que penetre bem nas fibras da madeira . Não precisa diluir ,e deve-se dar um tempo de 12 horas entre cada demão. .Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail indicado no final da página .

      Excluir
  102. OLa Dom MOleiro,

    Eu fiz um baú de compensado 15, passei veladura"Betume", adorei, porem por mais que eu tenha passado o pano, continua "pegajoso/melado" sai quase nada da cor (só se esfregar muito e forte).
    Como faço para eliminar esse melado e o cheiro? Ja deixei 3 dias para fora e nada.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betume é um produto ultrapassado , exatamente porque ocorrem estes problemas com seu uso. O ideal ,é retirar todo o produto com thinner ,lixar o restante ,deixando na madeira pura e fazer o trabslho com esmalte sintético diluído com água ráz . Você terá de testar a diluição para ver o tom exato que deseja . Ou seja teste uma diluição com 20% de água ráz, depois com 30% ,etc, até chegar no tom certo .
      Possivelmente se deixar o betume alguns meses na peça ,ele continuará fedido e gosmento .

      Excluir
  103. Caro Amauri, tenho 2 bancos de madeira maciça que foram muito castigados pela agua. Vamos dar uma boa lixada e passar o stain incolor glass da Montana de acordo com o que pude aprender com os relatos acima. Ppoderia ainda assim passar uma camada de cera por cima do verniz?
    Desde já muito obrigada por partilhar seu saber conosco. Gesto de gente "Grande".
    Eliana

    ResponderExcluir
  104. OLÁ, TENHO UM JOGO DE COZINHA DE COMPENSADO COM LÁMINA DE CEREJEIRA. ERA ENVERNIZADO, MAS QUERO ESCURECER PRA TABACO QUASE PRETO. POSSO APLICAR VELADURA MACHADO DILUIDO NO THINNER DIRETO NA MADEIRA E DEPOIS ENVERNIZAR COM VERNIZ ACETINADO? JÁ LIXEI INTEIRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariah.
      O Veladura deve ser diluído com água ráz , e não com thinner .Compre a cor mais escura que encontrar ( menos o prteo ) , e faça a diluição até acertar no tom . Se ficar claro , espere secar por umas duas horas e aplique uma segunda demão . Depois aplique o verniz acetinado diluído também , com 20% de água ráz . Espere 12 horas entre cada demão do verniz para que seque bem .

      Excluir
  105. Oi Eliana .
    Sim você pode aplicar cera sobre o stain ( que não é um verniz ) ,mas recomendo que utilize a "Cera Resistente W&W", da W&W Química , que é uma cera acrílica ,sem componentes animais ou vegetais , e por isso mesmo muito mais resitente que as ceras comuns .Tem à venda em lojas de tintas e algumas lojas de materiais de construção ,nas opções brilhante e acetinada . Tenhio utilizado muito esse produto com ótimos resultados .

    ResponderExcluir
  106. Muito obrigada pelas dicas. Tinha comprado uma seladora para passar em uma beliche que retirei a tinta velha, mas vou passar na loja e ver se eles trocam para mim por um veniz.

    Abraços,
    Paloma

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde, Mestre Artesão Dom Moleiro. Desde já muito obrigado por todos os ensinamentos!
    Quase resolvi minha dúvida somente lendo as tuas respostas. Mesmo assim ainda estou um pouco indeciso. Montei uma estante de eucalipto, muito bem lixada, que ainda está ainda crua e que gostaria de instalar no banheiro. Como minha intenção é dar uma proteção o mais fosca e incolor possível para a umidade, estou em dúvida se uso o verniz à base dágua Aquaris; ou um verniz acetinado diluído em 20 a 30% de aguarrás; ou o verniz automotivo com fosqueador. Ou existiria outra opção para proteger o eucalipto da umidade sem mudar a cor nem dar brilho? Ouvi falar que se pode lixar um pouco o verniz para tirar-lhe o brilho, mas não sei se isso é mito ou verdade.

    Grato.
    Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel
      O melhor é aplicar o verniz automotivo com um pouco de fosqueante .Deixe ele acetinado que a proteção será melhor do que ficando fosco. A vantegem desse verniz é sua absoluta transparência

      Excluir
  108. Boa Tarde, Dom Moleiro.
    Pretendo fazer uma pintura artística com tinta acrílica em um tampo de madeira da mesa da sala de jantar. Gostaria de saber qual a melhor forma de proteger a arte sem mudar as cores, lembrando que o tampo será sujeita a calor e umidade. Certa vez vi um acabamento com resina epóxi, que achei que serviria para minhas intenções, mas gostaria de saber se tens outra dica de mais fácil aplicação que cumpra com meus objetivos.
    Desde já muito grato pela atenção.

    Daniel K.
    Porto Alegre-RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel ,use o verniz automotivo ,pois ele tem maior resistência a calor e umidade . Aplique diretamente na madeira . Não use seladora pois é um produto frágil ,que com o tempo se solta da madeira.

      Excluir
  109. Bom dia, Dom Moleiro.

    Em primeiro momento, gostaria de parabeniza-los pelo seu blog, em explicativo!
    Tenho uma duvida em relação ao verniz stain impregnante: passei nas portas a seladora, porém gostaria de saber se é possível passar o verniz stain impregnante por cima ou somente o verniz normal?

    Obrigada.

    Jackeline
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackeline .
      O ideal era você aplicar o stain direto na madeira .Stain não é verniz , é um protetor de madeira que penetra nas fibras e se mantém por mais tempo que verniz ou seladora .Agora você só pode passar o verniz normal.
      A seladora é um produto frágil , que não suporta calor nem umidade .Depois de uns dois anos ela começa a se soltar e leva o verniz junto. Quando isso acontecer ,lixe as portas novamente e aplique o stain somente nas portas que sofreram efeito de chuva e sol .As portas internas podem ser feitas apenas copm verniz. Mas aplique o verniz diretamente na madeira crua , para que ele "cole " melhor . Dilua o verniz com 20% de água ráz para facilitar a aplicação e acelerar a secagem . Espere 12 horas entre cada demão. Três demão são suficientes para as portas ficrem protegidas por muitos anos .

      Excluir
  110. Oi gostaria de saber se posso passar o verniz em cima da cera sem lixar o chão obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se passar o verniz sobre a cera , em poucos horas ele sairá .Basta pisar nele.
      Verniz não serve para aolicar no chão de madeira . O ideal é Sinteko ou Bona .
      Informe-se numa loja especializda em tintas .

      Excluir
  111. Oi, estou fazendo uma mesa e um aparador para uma varanda coberta, com jacarandá "in natura" As peças ainda estão inteiras. Que acabamento devo dar, para ficar sem nenhum brilho, como madeira de demolição? obrigada Cristiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina
      Aplique duas demãos de verniz fosco diluído em 20% de água ráz.
      As peças ficarão protegidas mas sem brilho . Muita gente vai te falar para aplicar seladora ,mas não dê atenção ,aplique o verniz direto na madeira .

      Excluir
  112. Moleiro
    Qual e o melhor verniz que nao altera a cor da madeira e que fica brilhante como os moveis de fabrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xorion .
      Os fabricantes de móveis utilizam o verniz automotivo para obter o brilho forte .
      Você tem de aplicar ao menos três demãos do produto ,com pistola e diluído com 30% de thinner . Fica parecendo um espelho .

      Excluir
  113. Parabéns pelo blog! Com suas preciosas informações vi que é possível proteger um móvel sem perder o tom da madeira. Mas fiquei com uma dúvida: tenho uma mesa em pinho de riga de demolição, que estava muito escurecida. Lixei toda e ressurgiram os veios e desenhos da madeira. Para manter o contraste entre as "listras" seria melhor enverniza-lá com o verniz automotivo com foi que ante ou com o verniz a base d'da guarda? Obrigada.

    ResponderExcluir
  114. Oi Alice .
    Tenho por norma de trabalho nuuuuncaaaa usar verniz a base de água .Tive diversos problemas com o produto e desisti de ser ecologicamente correto . O produto demora muito para secar ( quando seca ) ,e atrapalha o andamento do trabalho .O melhor é usar o verniz automotivo , que embora seja brilhante ,pode ter seu brilho diminuído com o uso do fosqueante ,um gel que misturado ao verniz rebaixa seu brilho.

    ResponderExcluir
  115. Vc pode me indicar o verniz automotivo mais adequado para envernizar uma mesa, de preferencia a marca pra eu comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xorion
      Eu uso o verniz Lazzudur , à base de poliéster ,da Sherwin Williams . O número de código é 7502 .
      Esse verniz vem pronto para uso ,sem necessidade de catalisador ou de diluição , e sua secagem é super rápida .
      Só tem brilhante ,mas você pode deixá-lo acetinado ,misturando um pouco de fosqueante .

      Excluir
  116. Legal eu gostei da dica qe me mandou do verniz automotivo, da pra perceber que vcé especialista na arte!!!

    ResponderExcluir
  117. Muito obrigado "DOM MOLEIRO" eu ja vou comprar pra minha mesa. Vc acha necessario acetinar ou posso aplica-lo do jeito que vem?
    So mais uma informacao por favor: Eu devo ir lixando acada intervalo das aplicacoes como se faz com o verniz de madeira ou nao preciza?
    Obrigado
    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xorion
      Se você quer a peça brilhante ,deixe o verniz como vem da fábrica ,mas se quiser um acabamento acetinado tem que misturar o fosqueante .
      Após a secagem de cada demão você deve lixar com suavidad , utilizando uma lixa nº600,e após a secagem da última demão ,faça o mesmo com uma lixa d'água nº 2000 ,que deixara a superfície bem lisa . Essa lixa deve ser passada sêca ,e não deixa marcas no verniz ,pois é feita para acabamento em pintura automotiva . Após passar a lixa passe uma flanela.

      Excluir
  118. Amauri entao nao posso aplicar esse verniz (automotivo) com pincel? É uma pena porqe nao tenho pistola nem compressor mas vou adiquirir o equipamento se for o cazo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para aplicar com pincel ,mas o acabamento não fica com a mesma qualidade obtida com a pistola .

      Excluir
  119. Allas pucha! Em sr. Amauri, qe bom qe encontrei vc aqi hen! Parece ate qe to vendo minha peca bem bonita. Esa peca merece, a madeira foi tirada de um tronco de madeira com largura de 90 cm de largura e deu um mesao qe so veno .
    Quando terminar mando uma imagem pa vc. Mande um endereco de email pa receber a imagem.
    Mto grato sr.

    ResponderExcluir
  120. Olá, muito bacana seu blog, tem ajudado muitas pessoas a recuperar os moveis queridos.
    Eu tenho uma dúvida. Tenho uma escrivaninha antiga que está bem arranhada, vou lixar como você indicou nos comentários anteriores e limpar bem para aplicar um novo verniz. Para esta mesa pensei em aplicar com pistola, para ficar mais perfeito. Qual o melhor verniz para essa finalidade? Fica melhor com pistola mesmo? Gostaria de um acabamento acetinado.
    Também tenho um conjunto de sofá de madeira de varanda, está com os pés feios de tanto molhar. Quero lixar todo e aplicar um novo verniz. Para móvel de área externa tem um tipo específico de verniz? Também pode ser aplicado com pistola? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Utilize o verniz Poliulac ,da Sayerlack acetinado , diluído com 25% de água raz. Você obterá um ótimo acabamento com a pistola. Bem melhor que com pincel, rolinho , ou boneca de pano.
      Para o móve3l da varanda, lixe até ficar na madeira crua ,e aplique três demãos de Osmocolor ,um penetrante que protegerá a madeira de humidade e calor .

      Excluir
  121. comprei o verniz e preciso saber se é preciso misturar alguma proporcao de thiner, uma vez qe ele ja vem pronto pra uzo?
    Quero saber ainda quanto tempo demora pra secar cada demao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xorion .
      O tempo de secagem está especificado na embalagem do produto .Eu costumo esperar uma hora entre cada demão . A secagem total leva 12 horas .
      Sempre misturo entre 10 e 20% de thinner , dependendo do que vou fazer com o verniz

      Excluir
  122. Qual e o tempo de secagem do lazurit 7502 e qe ja possa lixar?

    ResponderExcluir
  123. Otimo ja tava ansioso pela resposta, a mesa ja ta lixada so esperando essa orientacao.
    Que bom qe podemos contar com esse espaco, suas dicas valem ouro.
    Brigado hen e qe Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
  124. Dom Moleiro, boa noite! Estou com uma enorme dúvida: Tenho uma mesa de madeira Angelin, que uso na parte INTERNA e já tem uns 15 anos. Gostaria de restaura-la. Aí vem minha dúvida. Poderia lixar e aplicar seladora? Ou o verniz acetinado seria a solução? NÃO gostaria que ficasse com brilho. E como usaria tal produto?
    Parabéns pelo BLOG!!

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde senhor Dom Moleiro gostaria de pedir sua opinião sobre uma pintura que fiz com verniz naval sobre uma peça de IPÊ como de sempre no entanto ela está demorando de mais para secar enquanto outras peças secaram normalmente ( madeiras diferentes) acho que a madeira nada tem a ver, já refis uma vez removendo e pintando de novo mas o problema continua qual seria a solução
    Espero ansioso pela resposta obrigado Isao

    ResponderExcluir
  126. Boa noite Isao .
    Pode ser que essa peça que você envernizou tenha um pouco de resina ,e por isso o verniz não seca . Se for o caso ,será necessário limpar o verniz e aplicar um produto chamado ISOLARE , da Montana Química, que isola a resina da madeira e permite que se pinte ou envernize por cima.
    É possível também que você tenha envernizado num dia muito úmido e o verniz tenha absorvido água . Isso é comum de acontecer ,e a solução é retirar o verniz e aplica-lo novamente .
    Talvez você não tenha diluído o verniz suficientemente ( conforme instrução do fabricante ) ,e el demore para secar devido à sua concentração . A diluição média é de 25% de água ráz . Examine essas possibilidades ,e se não obter resultado melhor , entre em contato novamente . Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  127. Boa noite Amauri.Tenho uma mesa rústica escura com quatro cadeiras ,tem uns 15 anos e as cadeiras e o pé da mesa perderam um pouco a cor pq ficava na área externa.Ela ira ficar agora na cozinha,o q faço para recuperar a cor escura dela ?O q usar e como fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula .
      Existem no mercado vernizes tingidos/escurecidos. Procure em uma loja especializada em tintas um que tenha o tom correto para aplicar nas suas peças .
      Se não conseguir ,entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com , que tentarei encontrar uma solução .

      Excluir
  128. Bom dia Amauri!Obrigada!Irei enviar umas fotos da mesa para,seu email.Meu email é paulassantos.alt @uol.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .