Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pintar cadeiras com spray.


Recebi e-mail de um leitor querendo informações sobre pintar cadeiras com "spray "
Bem , não que seja difícil ou errado ,mas acontece que a tinta em spray não foi desenvolvida para esse fim .Ela "cola " perfeitamente em qualquer superfície ,porém por ser muito diluida ,não possui a resistência necessária para suportar o desgaste que ocorre quando uma pessoa senta-se e movimenta-se na cadeira .
Em pouco tempo a fina camada da tinta spry se desgastará e a cadeira ficará como estava originalmente .
O ideal para esse serviço é a utilização de esmalte sintético ou verniz,produtos que tem maior resistência à abrasão provocada com o uso da cadeira .
Quando faço pátina em cadeiras utilizo tinta latéx e depois aplico uma camada de verniz para proteger a pintura .Duas demãos de verniz são suficientes para impedir que a abrasão destrua a pátina .
Já usei também tinta automobilística para um jogo de cadeiras e mesa que foram pintadas de vermelho vivo e brilhante .Também utilizei verniz automobilístico para acabamento e proteção da pintura .
A tinta spray é excelente para pintar peças decorativas que não serão manuseadas em excesso e que não sofrerão abrasão ou receberão respingos de produtos quimicos .
Mas eu já usei spray em cadeiras ,para "quebrar o galho" de uma amiga que estava dando uma festa ,e precisava que as cadeiras estivessem com bom aspecto.Ficaram ótimas ,mas depois de algum tempo a tinta naturalemente descascou e pude repintar as peças da maneira certa .

10 comentários:

  1. Olá Amauri! Obrigada pelas visitas ao meu blog.
    Quanto a esta postagem, veio a calhar, pois ando com umas idéias de usar tinta Spray em alguns móveis. Mas será que, se eu preparar com Primmer antes, não segura mais o Spray? Parece tão prático, já que não tenho pistola e compressor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amauri!

    Boa dica, é bom saber que apesar de serem práticos, os sprays não tem muita durabilidade para peças que serão utilizadas com frequência.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. adorei essa dica, muito obrigada! Eu estava na maior dúvida para a restauração de uma cadeira de balanço, entre comprar tinta spray ou investir em uma pistola eletrica pulverizadora...acho que acabei de conseguir a resposta que eu queria. Além do mais, a embalagem dessas latas spray não poluem o meio ambiente? Eu preciso de no minimo 3 latas pra uma cadeira, já pensou? Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Amauri, gostei de mais das sua dicas para restaurar cadeiras tem 6 cadeiras e uma mesa que precisam de restauracoa e vou usar aas sua dicass valeu

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou pesquisando sobre pintura em madeira e encontrei suas dicas. Sou uma iniciante nesta arte e estou tentando restaurar minhas cadeiras. Ainda na primeira fase publiquei no meu blog a primeira etapa do meu trabalho. Agora um pouco mais confiante pelas suas dicas em relação a tinta, vou me atrever a terminar meu ensaio de restauradora. Um ótimo final de semana. Abraços na alma

    ResponderExcluir
  6. Compartilhar é um ato de amor, que é a carência da humanidade! obrigada

    ResponderExcluir
  7. Pretty! This was an extremely wonderful post. Thank you for
    providing this information.

    My web blog: baby nursery decorating ideas

    ResponderExcluir
  8. Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your website is excellent, let alone the content!


    Also visit my webpage ... baby store

    ResponderExcluir
  9. magnificent points altogether, you just received a brand new
    reader. What would you suggest about your
    publish that you made some days in the past? Any sure?


    Stop by my webpage ... girls baby nursery ideas
    My web site :: bedding for babies

    ResponderExcluir
  10. Justo o que eu procurava sobre tintas spray e segurança eletronica obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .