Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Envelhecimento rápido


Uma leitora perguntou como envelhecer um móvel pintado ou envernizado de forma rápida e sem muito trabalho.
É relativamente fácil.Basta lixar a superficie da madeira desgastando um pouco a pintura ou verniz ,e escurecer com um banho de tinta diluída .Você vai precisar de lixa n° 100,água ráz ,esmalte sintético preto fosco e um pano velho de algodão
Tem gente que faz isso com betume .Eu não gosto de trabalhar com esse material ,pois faz muita sujeira .
A minha "receita" é a seguinte : Pego um pouco de esmalte sintético preto fosco e diluo em água ráz.Mas faço uma diluição que deixe a tinta como se fosse um chá bem ralo .Após lixar pego um pano embebo neste "cha de tinta preta " e esfrego no móvel .
Se ficar como quero ,passo verniz por cima. Mas se não der certo passo outra demão até atingir o escurecimento que desejo .Quando chega no ponto que desejo ,passo uma demão de verniz , fosco ou acetinado para dar acabamento e proteger a tinta ,que por ter sido muito diluida fica bastante frágil ,necessitando dessa camada de verniz .
É só isso .Agora é curtir o móvel envelhecido .Dá para fazer esse trabalho em um único dia ,dependendo obviamente do tamanho do móvel .

13 comentários:

  1. Fica realmente lindo esse trabalho de envelhecimento... meus parabéns amigo!

    ResponderExcluir
  2. Nooossaaa... q bacana! E é um processo rápido mesmo! Obrigada por compartilhar!

    Abs,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que peça linda!!! esse trabalho é mesmo bárbaro!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Dom Moleiro
    Sou apaixonada pela atividade que você desenvolve. Soube do teu blog através do Restauração e reciclagens, da Sandra Guadagnim, de Curitiba. Eu já vi que esse vai ser um blog para eu passar horas e horas... Tenho muita curiosidade, tenho vontade de fazer restaurações mas não tenho o conhecimento técnico, então procuro na internet blogs assim como o teu e o da Sandra, que além de mostrar o resultado desse belíssimo ofício, ainda dão dicas preciosas para pessoas que como eu tem muita vontade de aprender. Parabéns por compartilhar conosco os teus vinte anos de experiência.
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Amauri, interessante sua técnica. Vou guardar com carinho.
    Indiquei seu trabalho para um contato de São Paulo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. OLA,
    Ainda sobre a ferrugem em grades e portoes. Tenho uma grade que por descuido ficou danificada,com furos, mas ainda dah para mante-la um pouco mais.Existe alguma massa que eu possa colocar nesta parte corroida da grade ,como a gente faz nas paredes com massa corrida?.E se houver, mesmo colocando uma massa o metal continua corroendo internamente ? . E mais uma pergunta existe um tinta que seja mais resistente para evitar corrosao por urina de cachorro.?

    OBRIGADA,
    Neusa/Parana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa ,você pode cobrir os furos com massa epóxi ,o famoso Durepóxi,e depois pintar por cima .
      Existe um produto chamado Armatec , da Vedacit, que transforma a ferrugem numa base química para a pintura .Compre e passe em todos os locais onde houver ferrugem .Apos secar o local aplicado ficará escuro quase preto.Passe então duas camadas de tinta e a peça durará ainda um bom tempo.
      Não conheço nenhuma tinta que seja resistente ao xixi de cachorros .O melhor a fazer e deixar os cães longe das grades .

      amauri

      Excluir
  7. Depois que passo o esmalte preto fosco diluído, o que passo para dar a cor do móvel que desejo?? Por exemplo vou fazer isso em uma porta e quero dar uma tonalidade dourada, então devo aplicar um verniz dourado e lixar, correto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley me desculpe ,mas acho que não me expliquei direito na postagem.
      Você deve primeiro pintar a peça na cor que desejar ,e depois de secar fazer este processo de envelhecimento.Se precisar de mais informações entre em contato através do e-mail indicado na barra lateral do blog.
      abraços

      Excluir
  8. lindo trabalho e obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  9. Olá! Posso passar tinta branca diluída no lugar da preta? Será que consigo dar um bom efeito na peça?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas não ficará a mesma coisa .Você precisa saber exatamente o efeito que deseja e fazer tentativas para chegar na cor certa.

      Excluir
  10. Olá maravilha teu trabalho. Quanto ao post acima pelo que entendi primeiro pinto da cor desejada, ai lixo e faço o processo com a tinta preta diluída certo?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .