Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 28 de abril de 2012

Mesa rachada


Uma leitora me informou ter ganho uma mesa muito antiga,cujo tampo estava com grandes rachaduras ,e me perguntou como consertá-las .
Eu faço esse tipo de restauração de duas formas, de acordo com o tamanho das rachaduras.
Se as rachaduras forem pequenas, basta aplicar massa F12 na cor da madeira em todas elas , esperar secar , lixar e envernizar ou pintar .
Quando as rachaduras são grandes ,( com até 5mm de largura )e compridas a solução é outra .
Pegue um pedaço de madeira igual à da mesa ou de cor parecida e corte em lascas compridas mais ou menos da largura da rachadura que se vai fechar .
Limpe a rachadura e aplique um pouco de cola de madeira em toda sua extensão .
Encaixe uma lasca cuja medida seja um pouco mais estreita que a rachadura ,de modo que o encaixe fique justo .
Não se preocupe se a lasca não cobrir toda a extensão da rachadura .Aplique outras lascas até cobrir tudo.
Faça isso em todas as rachaduras grandes que encontrar na peça até fechar todas .
Normalmente as lascas deixarão pedaços para fora da superfície e em alguns lugares o preenchimento não será completo.
Pegue uma plaina ou uma espátula fina e elimine estas saliências .Pode usar também uma lixadeira ,um formão ,até mesmo uma faca.
Onde não houve preenchimento total aplique a massa F12 para cobrir as falhas.
Feito isso ,lixe toda a superfície da mesa até que fique lisa em toda a extensão .
Aplique duas demãos de verniz ou tinta e pronto .Sua mesa está restaurada.

17 comentários:

  1. odoro seu blog e como voce responde as perguntas e tão atencioso, desejo uma semana maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!gostei muito do blog e vou seguir!!!Sou restauradora de imagens,e vou deixar meu endereço para uma visita:http://silvanacapozzi.blogspot.com
    Beijos e bom domingo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica, essa vai servir aqui em casa, Boa semana !!!

    ResponderExcluir
  4. I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really
    nice, keep it up! I'll go ahead and bookmark your site to come back in the future. Many thanks

    My website :: best baby girl names

    ResponderExcluir
  5. adorei a explicação e tenho umas cadeiras que estão no encosto pequeninas lascas e gostaria de saber o que é F12 ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. F12 é uma massa desenvolvida para tapar furos ou rachaduras na madeira . É de fácil aplicação e efeito duradouro.
      Existe à venda em lojas de tintas ou de materiais de construção é fornecida diversos tons de madeira .

      Excluir
  6. minha mesa está com o pé rachado essa massa protege para que não quebre ou só esconde a rachadura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa F12 só cobre as rachaduras. .Para consertar o pé use cola de madeira e prenda as partes por duas horas até a cola secar .

      Excluir
  7. Tenho um tampão de mesa e quero restaurar, a massa de madeira resolve as fissuras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David .
      Sim, a massa de madeira resolve as fissuras .Só não convém usá-la para grandes buracos ou fendas largas , pois nesse caso ela se soltará com o tempo Nesses casos o procedimento deve ser o que realtei no post acima .
      Amauri

      Excluir
  8. Olá meu nobre! Que profissão magnífica a sua. Fico muito feliz por haver pessoas com o seu Dom e o seu conhecimento e que apliquem isso para recuperar mosso passado. Meu pai é. Escultor e tenho muito orgulho disso. Pena que não tive a oportunidade de aprender com ele, moramos a milhares de quilômetros, mas faço de tudo para acompanhar tudo o que ele faz. Gostaria de uma orientação sua, tenho um pilão grande e antigo que apresentou algumas rachaduras no fundo e estou receoso de que entre algum alimento e comprometa outros usos. Como poderia recuperar-lo? Já lixei, mas apesar de serem rachaduras estreitas, 1 a 2mm , são profundas, cerca de 2cm e lixar seria muito dificil. Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  9. Oi Junior .
    O melhor mesmo é fazer o que informei nesta postagem . Encaixar lascas de madeira nas frestas e depois lixar. Pelo que entendi do seu texto o pilão ainda é usado paraalimentos , e portanto não pode aplicar massa ou cola pra tampar as rachaduras . Então , so resta isso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela orientação. Vou fazer isso. O pilão é muito bonito e realmente uso para fazer paçocas.

      Excluir
  10. Olá...minha cachorra roeu os pés das cadeiras aqui de casa! A massa F12 recupera? Tenho fotos, vc poderia me mandar seu e-mail para que eu possa te enviar? O meu é anapaulapf21@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana Paula .
    Sim , a massa F!@ dá para recupera se o estrago não for muito grande .
    Mande fotos para o e-mail : dom.moleiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olha só isso....o senhor ensina e não guarda só pra si. Tem pessoas que não tem condições de pagar e com jeitinho vai aprendendo com o senhor é faz sozinha. Parabens Domingos Moleiro, parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .