Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pintando portas com Osmocolor





Um leitor do blog tem a seguinte dúvida : Porta pintada com Osmocolor pode ser pintada de branco ?
Pode claro .
Osmocolor é um "stain" ,um produto de acabamento como uma tinta ou um verniz .
A aplicação de tinta por cima do Osmocolor é possível desde que seja lixada a camada superior do produto .É necessário "quebrar" a superfície para que a tinta possa ancorar ou grudar na madeira .
Deve ser usada a lixa "60" para madeira a fim de limpar a descamação do Osmocolor.Após isso é só utilizar uma lixa mais fina (240) para deixar a superfície lisa e aplicar a tinta.
Serão necessárias duas a três de mãos de tinta branca ,porque o Osmocolor escurece um pouco a madeira .
Em se tratando de cores ,este produto apresenta uma grande vantagem ,pois além de ser apresentado em diversos tons de madeira também oferece uma cartela de cores sólidas .
Você pode pintar portas ou janelas ,ou quaisquer peças que necessitam de proteção com branco ou outra das cores do produto.
É um produto recomendado principalmente para peças externas pois proporciona proteção contra intempéries e variação de temperatura.

6 comentários:

  1. Olá Amauri!
    O seu blog é maravilhoso!!! As suas posts são verdadeiras aulas!!!Obrigada por ser esta pessoa maravilhosa!
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Querido, adoro conferir suas dicas, sempre de muita valia para nós artesões e curiosos, bjs
    Bom Final de semana !

    ResponderExcluir
  3. Ola Amauri, muito bom seu blog. Tenho algumas dúvidas quanto ao tratamento em dormentes de trilho de trem. Estou construindo uma casa rustica onde as esquadrias de portas e janelas são com dormentes de trem. Ja ouvi dizer que passar óleo queimado ou óleo diesel seria uma opção para tratar esse tipo de madeira e manter a originalidade. Além disse, gostaria de saber que material aplicar nos furos dos dormentes de forma a manter a originalidade das peças. Pode me dar algumas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro . Nunca experimentei ,mas sei que o óleo queimado é ótimo para esse serviço .Porém ele escurecerá os dormentes. A outra opção é Osmocolor ,ou outro stain .
      Os buracos podem ser tampados com pedaços de madeira cortados e colados como se fossem rolhas numa garrafa de vinho .
      Dá para fazer isso com pedaços dos dormentes .

      Excluir
  4. portas e janelas pinradascom osmocolor ipe tem como eu clarear deixabdo von in tom nas suave claro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivan . Você terá de lixar para remover o Osmocolor escuro e aplicar um tom mais claro .Não tem como clarear o Osmocolor .

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .