Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 15 de julho de 2012

Renovação de um antigo relógio

Este antigo relogio ANSONIA está na mesma família desde o começo do século passado . Não estava funcionando a algum tempo,pois sua mola quebrou-se devido a muito uso .

Ao longo desse tempo teve sua caixa envernizada algumas vezes ,o que deixou a madeira bastante escura ,pois foram aplicadas camadas de verniz umas sobre as outras


Para limpar a caixa apliquei Tira Tinta da Bio Cleanner por duas vezes e esfreguei com uma escovinha de aço até retirar quase todo o resíduo do verniz.


Dá para ver como fica a escova ,cheia de residuo sujo.Mas depois que passei outra escova embebida em água a peça ficou limpa .Foi só lixar um pouco e aplicar nova camada de verniz .Utilizei o verniz AQUARIS da Sayerlack em duas demãos .Este verniz além de ser ecológico tem como característica não escurecer a madeira dando um acabamento bem natural ao trabalho.


E ficou assim como pode-se ver abaixo .


A madeira mostrando sua beleza e com um brilho bem suave .


A máquina foi restaurada por um relojoeiro aposentado que é um especialista em antiguidades e sempre presta serviços para mim pois entende muito do assunto .
O mostrador não foi restaurado atendendo solicitação dos proprietários da peça .

4 comentários:

  1. Ficou lindíssimo, parabéns!! Realmente foram muitas camadas de tinta pra vc remover! Nada como uma boa limpeza, carinho e capricho!

    Uma excelente semana!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O relogio estava com a madeira escura e com um brilho que eu não gosto, depois que vc restaurou ficou muito melhor, adorei a cor da madeira esta com cara de nova . Até o entalhe da madeira está mais visivel.
    Otimo trabalho !

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sem palavras...o relógio ficou bábaro parece até que foi entalhado novamente...ADOREI!
    Trabalho perfeito!
    Gde abraço!
    Ana
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho um relógio parecido com esse, que era do minhá vó Izabel.
    Funciona que é uma beleza!
    Tô "passeando" por aqui e adorando seus trabalhos!

    Abçs

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .