Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 6 de agosto de 2017

Victrola antiga

Esta é uma antiga Victrola da RCA Victor . Este aparelho é o sucessor dos gramofones ,pois seu sistema mecânico é exatamente o mesmo .

Deve ter sido fabricado no final do século 19, ou começo do século 20. Não consegui precisar exatamente o ano de sua fabricação,mas certamente tem mais de 100 anos  

Por ter sido abandonada por mais de 50 anos numa garagem , seu estado estava deplorável ,e sua máquina estava com a corda quebrada . Sim , esse aparelho funciona com uma corda, como a de um relógio antigo. 

A poeira tomava conta de toda a peça . Não tirei fotos do interior da peça ,porque mal dava para se diferenciar uma coisa da outra 

Uma das laterais do móvel teve sua lamina de madeira destruída ,sendo necessária a sua substituição 

Este é o fundo da peça onde fica a agulha . Esta parte encaixa-se no alto falante ,para transmitir o som  para o mesmo,permitindo sua amplificação . 


Esta é a entrada do alto falante ,que é na realidade uma caixa de madeira no interior do móvel . Não tirei fotos do mesmo por considerar desnecessário para ilustrar este post. 

Depois de desmontar, limpar ,colar ,consertar , e muitos e muitos dias de trabalho , finalmente a peça ficou assim .


Toda a parte mecânica e de madeira totalmente restauradas e funcionando .


Agora está pronta para enfrentar mais um século alegrando ambientes com sua música 

9 comentários:

  1. Belo trabalho..Como vc disse,agora dura mais 100 anos...Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho maravilhoso, Amauri! Imagino o tempo que você levou pra deixar tudo como novo... os donos desta peça devem estar exultantes de felicidade... parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho perfeito Amauri, meu amigo vale ouro!

    ResponderExcluir
  4. simplesmente magnífico seu trabalho Amauri...caí por acaso aqui no seu blog, e estou encantada com sua gentileza e maneira de demonstrar como faz seu trabalho. Parabéns...muita luz pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Amauri, a vitrola ficou tinindo e eu fiquei babando. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Vida nova, para uma linda peça, parabéns Amauri!

    ResponderExcluir
  7. Que obra de arte! Muito lindo o resultado! Que capricho.

    ResponderExcluir
  8. Para conhecimento, se trata de uma Victrola Ortofônica VV 4-3 fabricada pela Victor Talking Machine CO. em 1928. Foram fabricadas ao todo 234.300 unidades ao preço de 85 dólares cada.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .