
Um leitor do blog me pediu orientação para acabar com cupins que infestam um velho baú.
Esse realmente é um problema chato de se resolver ,mas tem solução .
Existem no mercado diversos cupincidas ,alguns melhores outros piores .Não posso indicar um que seja bom porque vai depender da madeira e do nível de infestação ,mas de modo geral qualquer produto de laboratório conhecido pode ajudar no combate a essa praga .
Quando pego móveis com cupim faço o seguinte : Compro um cupincida novo ,mesmo que tenha algum no atelier ,pois prefiro usar o que foi feito "ontem" para não correr riscos usando um que foi aberto dois ou tres meses atrás .
Compro também uma seringa de injeção ,vendida em qualquer farmácia ,mas que tenha a agulha bem fina ,para que penetre facilmente nos buraquinhos feitos na madeira .
Aí , com muita paciência vou injetando cupincida em todos os buracos que encontro.
Dependendo do tamanho do móvel isso pode levar horas ,mas não se pode desistir nunca ,senão ,os cupins não morrem .
Faço isso e espero um dia ou dois para repetir a operação .Normalmente consigo acabar com os insetos .
A aplicação de cupincidas deve ser feita tomando-se os cuidados recomendados pelo fabricante
,pois o produto é altamente tóxico e pode realmente prejudicar a saúde.
Após constatar que já não ha mais cupins ( a poeirinha desapareceu ) , é só tampar os furos com massa F 12 e lixar e pintar ou envernizar o móvel .
Fácil mas um pouco demorado,porém vale o esforço, porque se recupera um móvel que de outra forma teria de ir para o lixo.
Mas atenção , o combate aos cupins deve ser feito logo que os primeiros sinais de "poeirinha" sejam avistados ,pois se deixar os cupins por muito tempo na madeira ela ficará totalmente esburacada e estragada.
Se tiverem dúvidas sobre este assunto entrem em contato ,por favor .