Estes dois móveis foram restaurados ,pintados e envelhecidos para adquirirem seu aspecto de antigos mas de forma a durarem mais algumas décadas .
O maior foi usado pela família da proprietária como "guarda comida " por sessenta e oito anos aproximadamente , e o menor é uma sapateira com "apenas " quarenta e cinco.
Infelizmente ,por um problema técnico em minha câmera ,perdi as fotos tiradas antes da restauração .
O guarda comida estava com sua estrutura comprometida e foram feitos reforços ,e trocadas algumas partes da madeira que haviam se estragado por causa de umidade .
A tinta original ,ou o que restou dela, foi totalmente retirada ,e foram aplicadas duas demãos de tinta cor marfim .Após lixar, para recuperar o aspecto de envelhecido, foram aplicadas duas demãos de verniz fosco .
Como a madeira das portas estava com pequenas rachaduras ,foi mais fácil manter a aparência de antigo .As rachaduras não foram cobertas com massa,mas deixadas como estavam para não perder a originalidade da peça.
O interior não era pintado ,então foi dada uma mão de tinta mas sem lixar .
A sapateira era envernizada e seus pés estavam um pouco estragados .Foram colocados ,entaõ estes pés arredondados a pedido da proprietária .
Como o interior não estava sujo ou estragado ,optou-se por deixa-lo sem pintura .
A sapateira que era originalmente envernizada ficou assim,para fazer par com o guarda comida .
Oi, Amauri!
ResponderExcluirVendo seu blog me lembrei do meu avô. Ele sempre trabalhou como marceneiro e fazia um trabalho muito parecido com o seu, mas infelizmente faz alguns anos que ele não pode mais trabalhar com isso por causa da asma.
Adorei seus trabalhos e dicas, parabéns!
Beijos!
PrazereOrgasmo.blogspot.com
Bom dia Amauri
ResponderExcluirEncontrei sua pagina por acaso e fiquei maravilhada com seu trabalho,gosto de aproveitar tudo que tenho em casa,sou do timo que reforma,porem compramos uma casa e as marçanetas são estilo colonial e eu não quero trocar,porem estão com a aparencia feia e escura.
Goastaria que se possivel mim desse uma dica de como recuperar aquela aparencia dourada das novas.
Obrida
Maria Araujo
Aracaju-se