
Recebi e-mail de um leitor querendo informações sobre pintar cadeiras com "spray "
Bem , não que seja difícil ou errado ,mas acontece que a tinta em spray não foi desenvolvida para esse fim .Ela "cola " perfeitamente em qualquer superfície ,porém por ser muito diluida ,não possui a resistência necessária para suportar o desgaste que ocorre quando uma pessoa senta-se e movimenta-se na cadeira .
Em pouco tempo a fina camada da tinta spry se desgastará e a cadeira ficará como estava originalmente .
O ideal para esse serviço é a utilização de esmalte sintético ou verniz,produtos que tem maior resistência à abrasão provocada com o uso da cadeira .
Quando faço pátina em cadeiras utilizo tinta latéx e depois aplico uma camada de verniz para proteger a pintura .Duas demãos de verniz são suficientes para impedir que a abrasão destrua a pátina .
Já usei também tinta automobilística para um jogo de cadeiras e mesa que foram pintadas de vermelho vivo e brilhante .Também utilizei verniz automobilístico para acabamento e proteção da pintura .
A tinta spray é excelente para pintar peças decorativas que não serão manuseadas em excesso e que não sofrerão abrasão ou receberão respingos de produtos quimicos .
Mas eu já usei spray em cadeiras ,para "quebrar o galho" de uma amiga que estava dando uma festa ,e precisava que as cadeiras estivessem com bom aspecto.Ficaram ótimas ,mas depois de algum tempo a tinta naturalemente descascou e pude repintar as peças da maneira certa .