
Sempre me perguntam quais ferramentas uso para retirar tinta velha de móveis .
Nem sempre uso ferramenta pois existem diversas maneiras de se tirar tinta de um móvel .
A raspagem é uma delas .
Antigamente raspavam móveis com cacos de vidro ,ferramenta extremamente perigosa para quem a usa ,e que estraga também a madeira se não souber usa-la.
É muito fácil tirar tinta velha e ressecada com a lixadeira orbital ,ou com uma esmerilhadeira .Só que a poeira resultante assusta qualquer pessoa que nunca tenha visto uma máquina dessas trabalhando na madeira .
Também é fácil usar solventes ou produtos em gel que dissolvem a tinta e permitem retira-la com a espátula .
Mas raspar tinta é uma atividade muito pratica e funcional ,desde que se tenha um pouco de noção do que está sendo feito e se tenha ferramentas adequadas .
No momento estou preparando um móvel parecido com um buffet para fazer uma pátina e como a tinta está velha e ressecada ,resolvi raspá-lo .Envernizei hoje mais uma maquina de costura que restaurei, e como a oficina é pequena ,não dá para lixar uma peça enquanto a outra ainda está úmida, pois o pó levantado vai estragar o trabalho que está secando .Então ,raspar foi a melhor solução .
Para isso eu utilizo uma faca de cozinha ,comum ,uma chave de fenda pequena ,bem velha ,uma agulha de tapeceiro (para os lugares estreitos )e um raspador antigo feito por um marceneiro meu amigo .
Com a faca de cozinha raspo as superfícies planas e as laterais das portas .Pego ela com as duas mãos e venho puxando em minha direção ,fazendo pressão e a tinta vai pulando fora .
A chave de fenda ,uso para partes retas mais estreitas e cantos internos de portas.Funciona perfeitamente.
Com a agulha de tapeceiro limpo os cantinhos estreitos das portas e outros pedaços mais inacessíveis para outras ferramentas .
O raspador só uso como opção no lugar da faca ,pois o segredo de raspar é fazer pressão sobre a madeira e tem horas em que a mão cansa, e a troca de ferramenta ajuda a relaxar os músculos ,pois muda-se a posição das mãos .
É um trabalho simples e bastante eficiente principalmente com tinta e verniz ressecados .Com tintas mais novas já não funciona muito ,pois estão bem aderidas à madeira .
Além de ser fácil raspar os objetos ,é uma forma bem econômica de trabalhar ,porque não se usa lixas, solventes nem luz elétrica .Além disso é um excelente exercício para mãos e braços .
Mas depois da raspagem ,é necessário passar uma lixa fina para deixar a superfície homogênea.Depois é só pintar ou envernizar e pronto.