O gabinete estava quase desmontando ,e faltava a gaveta central e outras pequenas partes .Foi deixada ao relento ,pegou umidade ,sol e desprezo.
Era da avó da minha cliente e havia uma disputa pela máquina ,mas ninguém queria pagar por uma restauração até que ela se dispos a fazê-lo e ficar com a peça

Os pés estavam com a pintura vermelha apagada ,descascando, e com um pouco de ferrugem .

O gabinete só tinha buracos e excrementos de cupim. Foi muito trabalhoso tampar todos os buracos porque eram muitos e havia infinitos túneis de cupins por toda sua extensão .Quase desisti do trabalho ,procurei um gabinete usado para comprar ,mas é raro encontrar um que esteja em bom estado ,e resolvi então encarar a restauração deste mesmo.

A máquina propriamente ,estava com a pintura deteriorada ,mas não apresentava grande dificuldade de restauração.

A pedido da proprietária pintei a peça inteira de preto acetinado .Para obter uma maior resistência e proteção apliquei três demãos de tinta automobilística .A mesma tinta com a qual pintei uma moto que postei a tempos atrás .

Ficou diferente e interessante e deu para esconder os muitos defeitos da madeira .

Algumas pessoas que viram o resultado acharam estranho uma máquina de costura totalmente preta .Eu gostei porque foi a quebra de uma tradição e a máquina ,na minha opinião não perdeu sua graça.

E aí está ela num canto da oficina ,pronta para decorar a nova residência da minha cliente.
