Muitos leitores tem solicitado através de e-mails ,informações sobre como colar laminas de madeira em mesas ,armários etc.
Ao invés de responder aos e-mails ,resolvi mostrar um passo a passo do meu modo de fazer isso.Aprendi esse método com um amigo marceneiro,mas acredito que possa ser feito também de outro modo .Esse funciona muito bem no meu trabalho diário .
Temos aqui ,um tampo de uma máquina de costura antiga ,que devido aos anos de uso estava estragado, necessitando a troca da lâmina de madeira .
Começamos aplicando cola de contato , conhecida também como cola de sapateiro nas duas peças . O tampo, já devidamente lixado e limpo, e a lâmina que vai ser aplicada no mesmo.
É preciso espalhar bem a cola com uma espátula ,o que exige um pouco de prática para se fazer direito,mas não é algo muito difícil .
O importante é aplicar duas demãos de cola nas duas peças a serem coladas para que a colagem fique melhor .A segunda demão deve ser aplicada depois que a primeira estiver completamente seca , o que demora de dez a quinze minutos no verão ,e uns vinte minutos no inverno.
Após a secagem completa da segunda demão ( 20 minutos ) as peças podem ser juntadas conforme mostrado abaixo .
Pega-se um pedaço de papelão ou outro material encaixando-o entre as duas peças ,e deixando só uma borda livre para iniciar a colagem.Isto evita que as partes se toquem ,pois se entrarem em contato , grudam imediatamente ,e se uma das partes estiver torta o trabalho estará perdido.
Começa-se a colar na borda , vai-se puxando cuidadosamente o papelão e pressionando a lâmina contra o tampo, utilizando uma das mãos.
A cada pedaço que se puxa do papelão se faz pressão com a mão em toda a superfície .
Mantém-se este movimento por toda a extensão do tampo ,até que as duas peças estejam totalmente coladas .
Retirado o papelão , as peças estarão unidas ,mas é necessário pressionar novamente toda a superfície para verificar se não existem bolhas de ar .Caso apareçam bolhas ,deve-se utilizar um estilete e fazer um corte longitudinal em toda a extensão de cada bolha ,e pressionar novamente . O ar sairá , a bolha desaparecerá ,e não ficará nenhuma marca do corte .
Feito isso , deve-se cortar as sobras com um estilete , virando-se o tampo ao contrário para facilitar o corte .
Agora, com uma lixa grossa (nº50 ou nº60)raspa-se as bordas ,para dar o acabamento.
Os resíduos da lâmina, que não saíram com o corte vão desaparecer .Agora é só aplicar uma lixa mais fina ( nº320 ou nº400)para deixar a superfície da peça bem lisa .
Agora a peça está pronta par a aplicação de tinta, verniz ,ou cera , de acordo com a preferencia de cada um.
Espero ter sido suficientemente claro nesta explanação ,mas se houver dúvidas ,por favor entrem em contato pelo e-mail que responderei a qualquer dúvida .
Joseph Kennelty
Há 11 horas