segunda-feira, 26 de maio de 2014

Antiga balança de farmacêutico .


Estas peças formam uma balança de farmacêutico, conforme mostram as fotos abaixo.Chegou assim ,toda desmontada.

Era do pai de minha cliente ,que dedicou sua vida às poções e remédios , e usou muito esta peça ,cuja marca está mostrada nesta placa

Tanto o corpo como os pratos estavam muito oxidados pelo tempo e pelo uso .E a madeira estava suja e sem brilho.

A caixa de pesos estava igualmente desgastada pelo tempo . Os pesos escurecidos pela oxidação . Infelizmente ao longo dos anos um dos pesos foi perdido .

Embora tenha sido meticulosamente limpos ,os pratos ficaram com manchas devido a algum produto químico que contaminou o cobre ,formando uma crosta resistente e impossível de retirar .Se usasse acido sulfúrico talvez as manchas saíssem ,mas havia o risco de furar os pratos ,então considerei melhor deixá-los como estavam.

A caixa de pesos depois de limpa e lixada ficou bem melhor, e os pesos também tiveram seu aspecto melhorado depois da limpeza, mas alguns ficaram com pequenas manchas ,como os pratos

Enfim a balança mudou bastante ,e minha cliente gostou do trabalho, o que para mim é muito importante .

7 comentários:

  1. Olá Dom,
    muita história para contar. Trabalho muito bem finalizado.
    A decisão em manter as manchas foi corretíssima; Elas fazem parte da história.
    Parabéns,
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Olá Dom,
    quanto ao seu comentário em relação à seladora eu já havia lido algo sobre isso: "não usar seladora ao utilizar o verniz".
    A madeira estava muito ressecada. Portanto, tive receio de aplicar o verniz e alguns pontos apresentarem uma absorção maior que outros. Pensei em usar o verniz naval. Você acha que essa mudança irá minimizar o efeito ou tem outra sugestão?
    Agradeço o alerta, pois os bancos ficaram muito bonitos e seria desagradável errar no acabamento.
    Abraços.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Osvaldo.
      Essa absorção maior em algumas partes é normal ,mas se aplicar umas três demãos a madeira se "fartará " de verniz e ficará homogênea ,não apresentando manchas .Cuidado com o verniz. As lojas de tintas não vendem verniz naval ,mas um chamado "Marítimo",que de marítimo não tem nada,é apenas técnica de marketing. Caso apareçam manchas,provavelmente será devido a pedaços resinoso da madeira . Para isso existe um produto da Montana Química chamado ISOLARE ,que "cobre" as áreas resinosas ,permitindo aplicação normal do verniz ,sem manchas .

      Excluir
    2. Olá Dom,
      mais uma vez lhe agradeço a cortesia em responder-me. Contudo, restou ainda uma dúvida: Você acha que devo lixar as peças para retirar a seladora, ou pelo menos retirar o excesso e, posteriormente, aplicar o verniz automotivo? Isso daria certo?
      Desde já agradeço e deixo minhas desculpas se estou sendo excessivamente chato (risos).
      Um abraço,
      Osvaldo Ururahy
      Ainda, pelo que entendi em sua resposta é que: Toda vez que for usar o verniz ao invés da seladora aplicar o produto da Montana "Isolare" é isso mesmo o que quis me informar?

      Excluir
    3. Osvaldo tudo bem ?
      Se puder retirar toda a seladora será ótimo,mas se só der para retirar o excesso não tem problema .
      O Isolare só deve ser aplicado em madeiras que tenham áreas resinosas .Sua função é impedir que a resina "suba" à superficie da madeira criando manchas que não permitem a ancoragem da tinta .
      Abraços

      Excluir
  3. Ninguém é obrigado a seguir o meu blog, não compreendo porque o fez, de qualquer maneira desejo-lhe muitas felicidades.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio . Só tenho um motivo para seguir seu blog : sou batista a quinze anos . Isso basta ?
      Abraços

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .