segunda-feira, 6 de abril de 2015

Baú vermelho


Este velho baú atravessou o Atlântico no porão de um navio a vapor ,a mais de cem anos, carregando as roupas e as esperanças de uma família portuguesa ,que mudou-se para cá em busca de uma vida melhor .
Por ter sido muito bem feito ,aguentou firme o tempo e o uso por algumas gerações da família , até chegar em minhas mãos no estado em que mostra a foto .
Envelhecido ,mas inteiro.

O fundo já estava quase desmontando , sendo necessário aplicar uma nova folha de madeira por baixo ,e refazer o revestimento .

As fechaduras laterais se perderam ao longo dos anos, permanecendo apenas a central , que foi limpa e pintada.

Sua pintura original foi refeita ,e suas pequenas flores foram novamente pintadas . Porém em menor quantidade que originalmente .

As flores foram feitas com uma lamina de metal perfurada ,na qual a tinta foi aplicada de acordo com as as cores originais .

A fechadura central e as laminas de metal que reforçam a peça foram pintadas num tom que imita ferrugem .

Foram colocadas rodinhas de silicone por baixo para facilitar o uso . E o baú ficou pronto para enfrentar os próximos cem anos.

6 comentários:

  1. Ficou lindo e a história registrada na peça irá para as próximas gerações. Restaurar é resgatar. Parabéns pelo trabalho! Elisabeth

    ResponderExcluir
  2. Olá Dom,
    mais um trabalho perfeito. Admiro sua preocupação em manter a originalidade da peça.
    Parabéns e Lembranças de Osvaldo Ururahy,
    A propósito conhece este Restaurador: Thomas Johnson Antique Furniture Restoration/ Youtube.
    Achei ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo....
    Nos nossos tempos "modernos", em que tudo é jogado no lixo sem qualquer remorso (e reinam os mdp's, mdf's e etc) é incrível encontrar alguém que se dedica a restaurar peças tão deterioradas com tanto capricho. Maravilhoso o seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber se existe um verniz que não amarele a madeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dois tipos de verniz que não amarelam a madeira : o automotivo ,que é completamente tranparente ,e pode ser aplicado à madeira ,inclusive com pincel ,e o a base de água .Só que o a base de água demora muito para secar . O automotivo só tem a opção brilhante ,mas você pode deixá-lo acetinado misturando com fosqueante .
      Amauri

      Excluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .