Muitos clientes que residem longe de São Paulo ,solicitam orientação para restaurar suas máquinas de costura ,por não encontrarem em suas cidades pessoas qualificadas para fazer o serviço. Resolvi então dar algumas dicas de como faço essa restauração . Se por acaso faltar alguma coisa me perdoem ,não estou escondendo informações . Apenas como todo ser humano eu falho , e falho muito mais do que desejaria.
Não é difícil restaurar uma máquina de costura . Se você tiver um pouquinho de habilidade com ferramentas e noções básicas de pintura ,poderá fazer isso com facilidade .
A primeira coisa a fazer é analisar as três partes da máquina ( corpo , gabinete e pés ) para ver o que será necessário fazer .
É preciso soltar o corpo da máquina do gabinete . Tem dois parafusos grandes na parte de traz do corpo para fazer isso .
Depois ,tem de soltar os pés do gabinete. Para isso , vire a máquina de cabeça para baixo ,e solte com uma chave de fenda grande os quatro parafusos que seguram essa peça .
ATENÇÃO : guarde os parafusos em separado ,marcando de onde eles saíram Eu normalmente desmonto e ponho cada grupo de parafusos num saquinho plástico com um pedaço de papel onde escrevo sua origem "pés", "corpo" , "tampa do gabinete " "bojo", etc.
O corpo : geralmente o corpo das máquinas antigas está com falhas na pintura , e partes dos decalques destruídas .Também ocorrem manchas amarronzadas em alguns lugares devido ao uso e à combinação do suor das mãos com o pó do tecido.
Se a máquina estiver travada é necessário aplicar um desengripante , para fazê-la funcionar novamente . Eu uso WD40 ,mas existem outros mais baratos que fazem a mesma função .
Retire as partes cromadas marcando sempre os parafusos .
A limpeza do corpo deve ser feita com uma esponja embebida em água e sabão . Solventes poderão atacar o verniz antigo e destruir os decalques .Passe a esponja com cuidado ,e se perceber que está havendo alteração dos decalques ,pare e passe um pano embebido em água e a seguir enxugue com um pano sêco .
Se for necessário dê alguns retoques na pintura ,para que possa ficar mais homogênea ,e a seguir aplique três demãos de verniz spray da Colorgin. Isso fará a máquina brilhar como nova .
As partes cromadas ( volantes , comandos e a placa que cobre o mecanismo da agulha ) podem estar com a cromação estragada .
Aí temos duas opções : ou manda cromar novamente, coisa que não recomendo ,pois fica muito brilhante e meio estranho , não combinando com o resto do corpo , ou lixa o metal até eliminar todo o cromo antigo e faz um polimento . Quando estiver bem polido é só aplicar três demãos de verniz em spray da Colorgin , para proteger o metal e evitar a oxidação .
Os pés : esta é a parte mais resistente das máquinas . Normalmente estão apenas enferrujados , sendo necessário desmontá-los ,lixá-los e aplicar duas demãos de esmalte sintético brilhante na cor original . Para desmontá-los é necessário aplicar desengripante ,que vai facilitar muito seu trabalho com a chave de fenda . Caso mesmo com desengripante não seja possível soltar esses parafusos , dê algumas pancadas suaves mas firmes com um martelo ,para que a ferrugem se quebre pela vibração originada por estas pancadas .
Depois de soltar todas as partes e marcar os parafusos ,retire a sujeira e a ferrugem com uma lixa , ou com uma escova de aço rotatória , que se usa com a furadeira. .
Limpe bem e aplique três demãos de esmalte sintético brilhante ( original ) ,aguardando 12 horas entre cada demão .
Monte novamente e separe.
O gabinete : essa é a parte mais difícil de restaurar ,pois geralmente está com algumas lâminas de madeira soltas , e alguns estragos mais pronunciados .
Também tem de ser desmontado .Primeiro tira-se a tampa que cobre a máquina quando fechada . Depois tira-se a tampa menor que apoia a máquina quando aberta .Isso se faz antes de retirar os pés , pois facilita na hora de virar a máquina para tirá-los .
Depois, com o gabinete solto tira-se o bojo ,aquela parte arredondada onde a máquina fica guardada , os gaveteiros,e a gavetinha central .
LEMBRE-SE SEMPRE DE MARCAR OS PARAFUSOS E GUARDAR SEPARADOS
Com tudo separado ,é hora de lixar todas as peças com lixa para madeira nº 60 para retirar o verniz antigo e eventuais manchas .
Se faltar pedaços das lâminas de madeira , é preciso fazer enxertos com outra lâmina ,se possível de madeira parecida . Se o dano na superfície for muito grande talvez seja melhor trocar a lâmina .Aí você tem de ir a uma casa especializada para comprar isto. Quem mora em São Paulo encontra lâminas facilmente na região do Gasômetro no bairro do Brás .
Depois de tudo lixado e reparado passe uma lixa nº 320 (seca) para deixar a superfície da madeira bem lisa .
A seguir envernize com o produto de sua preferência .Eu utilizo o verniz Poliulac da Sayerlack no padrão acetinado ,mas pode ser brilhante também . É uma questão de gosto .
Agora está tudo quase pronto .É hora de montar o gabinete novamente ,colocar os pés ,e colocar a máquina no gabinete .
Ainda falta um detalhe ; você tem de comprar uma nova correia de couro para fazer a máquina funcionar . Isso se encontra em lojas ou oficinas que consertam máquinas de costura .
Pronto . Viu como é fácil ?
Se ainda houver dúvidas entre em contato comigo através do e-mail para que eu possa fornecer informações suplementares.
Zuza Isham
Há uma hora