sábado, 31 de dezembro de 2016
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
ATENÇÂO
Leitores do blog, clientes e amigos .
A sessão de comentários do blog está dando problemas e está difícil de resolver.
Peço a quem queira qualquer informação ,que entre em contato pelo e-mail indicado na barra lateral do blog.
Obrigado
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segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Limpeza diferente .
Comentei muitas vezes neste blog sobre os produtos da Byo Cleaner,uma empresa dedicada a criar produtos que não afetam o meio ambiente .
Um dos produtos que mais utilizo é o Tira Tinta ,um gel que remove tintas, vernizes , graxas etc .
Hoje aprendi mais uma utilidade deste produto .
Tive de desmontar e limpar uma máquina de costura muito antiga que estava cheia de ferrugem,graxa velha , e sujeira e esqueci de colocar luvas . Antes tive de marcar uma madeira com caneta hidrográfica, para montar uma caixa para essa máquina ,e sujei as mãos com tinta vermelha .Quando terminei o trabalho ,minhas mãos estavam imundas, tingidas por toda a sujeira na qual havia trabalhado ,mais a tinta da caneta
Tentei limpar com Thinner e nada saiu . Usei agua ráz ,e nada também .
Resolvi então aplicar Tira Tinta nas mãos .Depois de esfregar um pouco ,tanto a tinta vermelha ,quanto a sujeira da máquina saíram totalmente, e pude ir a um jantar entre amigos com as mãos limpas .
Como o produto é natural e ecológico, não irritou a pele das mãos e ainda deixou um cheiro residual muito bom. Vivendo e aprendendo !
Um dos produtos que mais utilizo é o Tira Tinta ,um gel que remove tintas, vernizes , graxas etc .
Hoje aprendi mais uma utilidade deste produto .
Tive de desmontar e limpar uma máquina de costura muito antiga que estava cheia de ferrugem,graxa velha , e sujeira e esqueci de colocar luvas . Antes tive de marcar uma madeira com caneta hidrográfica, para montar uma caixa para essa máquina ,e sujei as mãos com tinta vermelha .Quando terminei o trabalho ,minhas mãos estavam imundas, tingidas por toda a sujeira na qual havia trabalhado ,mais a tinta da caneta
Tentei limpar com Thinner e nada saiu . Usei agua ráz ,e nada também .
Resolvi então aplicar Tira Tinta nas mãos .Depois de esfregar um pouco ,tanto a tinta vermelha ,quanto a sujeira da máquina saíram totalmente, e pude ir a um jantar entre amigos com as mãos limpas .
Como o produto é natural e ecológico, não irritou a pele das mãos e ainda deixou um cheiro residual muito bom. Vivendo e aprendendo !
domingo, 16 de outubro de 2016
Cadeira de balanço repaginada.
Esta cadeira está na mesma família desde meados do século passado.
Ao longo do tempo sofreu alguma modificações ,e chegou a mim como está agora .
A ideia do atual proprietário era deixá-la como original
Foi totalmente lixada e restaurada ,pois tinha pedaços quebrados e partes soltas
Com a palhinha nova ,e a madeira envernizada ficou com aspecto bem melhor
Ficou pronta para mais oitenta anos de uso
segunda-feira, 9 de maio de 2016
Arco balestra
Restaurei recentemente este arco balestra ,ou bêsta ,como também é conhecido .
Não tirei fotos dele por inteiro ,apenas detalhes ,pois a madeira estava em boas condições ,mas a parte de metal estava bastante oxidada.
Tive de desmontar tudo para poder limpar e polir o metal .
Detalhe do gatilho ,que estava preto de tanta oxidação .
Aqui a peça pronta .A madeira foi envernizada , os metais polidos e também envernizados para evitar nova oxidação . Só falta a corda para que possa voltar a atirar .
domingo, 27 de março de 2016
Dicas para restaurar uma máquina de costura .
Muitos clientes que residem longe de São Paulo ,solicitam orientação para restaurar suas máquinas de costura ,por não encontrarem em suas cidades pessoas qualificadas para fazer o serviço. Resolvi então dar algumas dicas de como faço essa restauração . Se por acaso faltar alguma coisa me perdoem ,não estou escondendo informações . Apenas como todo ser humano eu falho , e falho muito mais do que desejaria.
Não é difícil restaurar uma máquina de costura . Se você tiver um pouquinho de habilidade com ferramentas e noções básicas de pintura ,poderá fazer isso com facilidade .
A primeira coisa a fazer é analisar as três partes da máquina ( corpo , gabinete e pés ) para ver o que será necessário fazer .
É preciso soltar o corpo da máquina do gabinete . Tem dois parafusos grandes na parte de traz do corpo para fazer isso .
Depois ,tem de soltar os pés do gabinete. Para isso , vire a máquina de cabeça para baixo ,e solte com uma chave de fenda grande os quatro parafusos que seguram essa peça .
ATENÇÃO : guarde os parafusos em separado ,marcando de onde eles saíram Eu normalmente desmonto e ponho cada grupo de parafusos num saquinho plástico com um pedaço de papel onde escrevo sua origem "pés", "corpo" , "tampa do gabinete " "bojo", etc.
O corpo : geralmente o corpo das máquinas antigas está com falhas na pintura , e partes dos decalques destruídas .Também ocorrem manchas amarronzadas em alguns lugares devido ao uso e à combinação do suor das mãos com o pó do tecido.
Se a máquina estiver travada é necessário aplicar um desengripante , para fazê-la funcionar novamente . Eu uso WD40 ,mas existem outros mais baratos que fazem a mesma função .
Retire as partes cromadas marcando sempre os parafusos .
A limpeza do corpo deve ser feita com uma esponja embebida em água e sabão . Solventes poderão atacar o verniz antigo e destruir os decalques .Passe a esponja com cuidado ,e se perceber que está havendo alteração dos decalques ,pare e passe um pano embebido em água e a seguir enxugue com um pano sêco .
Se for necessário dê alguns retoques na pintura ,para que possa ficar mais homogênea ,e a seguir aplique três demãos de verniz spray da Colorgin. Isso fará a máquina brilhar como nova .
As partes cromadas ( volantes , comandos e a placa que cobre o mecanismo da agulha ) podem estar com a cromação estragada .
Aí temos duas opções : ou manda cromar novamente, coisa que não recomendo ,pois fica muito brilhante e meio estranho , não combinando com o resto do corpo , ou lixa o metal até eliminar todo o cromo antigo e faz um polimento . Quando estiver bem polido é só aplicar três demãos de verniz em spray da Colorgin , para proteger o metal e evitar a oxidação .
Os pés : esta é a parte mais resistente das máquinas . Normalmente estão apenas enferrujados , sendo necessário desmontá-los ,lixá-los e aplicar duas demãos de esmalte sintético brilhante na cor original . Para desmontá-los é necessário aplicar desengripante ,que vai facilitar muito seu trabalho com a chave de fenda . Caso mesmo com desengripante não seja possível soltar esses parafusos , dê algumas pancadas suaves mas firmes com um martelo ,para que a ferrugem se quebre pela vibração originada por estas pancadas .
Depois de soltar todas as partes e marcar os parafusos ,retire a sujeira e a ferrugem com uma lixa , ou com uma escova de aço rotatória , que se usa com a furadeira. .
Limpe bem e aplique três demãos de esmalte sintético brilhante ( original ) ,aguardando 12 horas entre cada demão .
Monte novamente e separe.
O gabinete : essa é a parte mais difícil de restaurar ,pois geralmente está com algumas lâminas de madeira soltas , e alguns estragos mais pronunciados .
Também tem de ser desmontado .Primeiro tira-se a tampa que cobre a máquina quando fechada . Depois tira-se a tampa menor que apoia a máquina quando aberta .Isso se faz antes de retirar os pés , pois facilita na hora de virar a máquina para tirá-los .
Depois, com o gabinete solto tira-se o bojo ,aquela parte arredondada onde a máquina fica guardada , os gaveteiros,e a gavetinha central .
LEMBRE-SE SEMPRE DE MARCAR OS PARAFUSOS E GUARDAR SEPARADOS
Com tudo separado ,é hora de lixar todas as peças com lixa para madeira nº 60 para retirar o verniz antigo e eventuais manchas .
Se faltar pedaços das lâminas de madeira , é preciso fazer enxertos com outra lâmina ,se possível de madeira parecida . Se o dano na superfície for muito grande talvez seja melhor trocar a lâmina .Aí você tem de ir a uma casa especializada para comprar isto. Quem mora em São Paulo encontra lâminas facilmente na região do Gasômetro no bairro do Brás .
Depois de tudo lixado e reparado passe uma lixa nº 320 (seca) para deixar a superfície da madeira bem lisa .
A seguir envernize com o produto de sua preferência .Eu utilizo o verniz Poliulac da Sayerlack no padrão acetinado ,mas pode ser brilhante também . É uma questão de gosto .
Agora está tudo quase pronto .É hora de montar o gabinete novamente ,colocar os pés ,e colocar a máquina no gabinete .
Ainda falta um detalhe ; você tem de comprar uma nova correia de couro para fazer a máquina funcionar . Isso se encontra em lojas ou oficinas que consertam máquinas de costura .
Pronto . Viu como é fácil ?
Se ainda houver dúvidas entre em contato comigo através do e-mail para que eu possa fornecer informações suplementares.
Não é difícil restaurar uma máquina de costura . Se você tiver um pouquinho de habilidade com ferramentas e noções básicas de pintura ,poderá fazer isso com facilidade .
A primeira coisa a fazer é analisar as três partes da máquina ( corpo , gabinete e pés ) para ver o que será necessário fazer .
É preciso soltar o corpo da máquina do gabinete . Tem dois parafusos grandes na parte de traz do corpo para fazer isso .
Depois ,tem de soltar os pés do gabinete. Para isso , vire a máquina de cabeça para baixo ,e solte com uma chave de fenda grande os quatro parafusos que seguram essa peça .
ATENÇÃO : guarde os parafusos em separado ,marcando de onde eles saíram Eu normalmente desmonto e ponho cada grupo de parafusos num saquinho plástico com um pedaço de papel onde escrevo sua origem "pés", "corpo" , "tampa do gabinete " "bojo", etc.
O corpo : geralmente o corpo das máquinas antigas está com falhas na pintura , e partes dos decalques destruídas .Também ocorrem manchas amarronzadas em alguns lugares devido ao uso e à combinação do suor das mãos com o pó do tecido.
Se a máquina estiver travada é necessário aplicar um desengripante , para fazê-la funcionar novamente . Eu uso WD40 ,mas existem outros mais baratos que fazem a mesma função .
Retire as partes cromadas marcando sempre os parafusos .
A limpeza do corpo deve ser feita com uma esponja embebida em água e sabão . Solventes poderão atacar o verniz antigo e destruir os decalques .Passe a esponja com cuidado ,e se perceber que está havendo alteração dos decalques ,pare e passe um pano embebido em água e a seguir enxugue com um pano sêco .
Se for necessário dê alguns retoques na pintura ,para que possa ficar mais homogênea ,e a seguir aplique três demãos de verniz spray da Colorgin. Isso fará a máquina brilhar como nova .
As partes cromadas ( volantes , comandos e a placa que cobre o mecanismo da agulha ) podem estar com a cromação estragada .
Aí temos duas opções : ou manda cromar novamente, coisa que não recomendo ,pois fica muito brilhante e meio estranho , não combinando com o resto do corpo , ou lixa o metal até eliminar todo o cromo antigo e faz um polimento . Quando estiver bem polido é só aplicar três demãos de verniz em spray da Colorgin , para proteger o metal e evitar a oxidação .
Os pés : esta é a parte mais resistente das máquinas . Normalmente estão apenas enferrujados , sendo necessário desmontá-los ,lixá-los e aplicar duas demãos de esmalte sintético brilhante na cor original . Para desmontá-los é necessário aplicar desengripante ,que vai facilitar muito seu trabalho com a chave de fenda . Caso mesmo com desengripante não seja possível soltar esses parafusos , dê algumas pancadas suaves mas firmes com um martelo ,para que a ferrugem se quebre pela vibração originada por estas pancadas .
Depois de soltar todas as partes e marcar os parafusos ,retire a sujeira e a ferrugem com uma lixa , ou com uma escova de aço rotatória , que se usa com a furadeira. .
Limpe bem e aplique três demãos de esmalte sintético brilhante ( original ) ,aguardando 12 horas entre cada demão .
Monte novamente e separe.
O gabinete : essa é a parte mais difícil de restaurar ,pois geralmente está com algumas lâminas de madeira soltas , e alguns estragos mais pronunciados .
Também tem de ser desmontado .Primeiro tira-se a tampa que cobre a máquina quando fechada . Depois tira-se a tampa menor que apoia a máquina quando aberta .Isso se faz antes de retirar os pés , pois facilita na hora de virar a máquina para tirá-los .
Depois, com o gabinete solto tira-se o bojo ,aquela parte arredondada onde a máquina fica guardada , os gaveteiros,e a gavetinha central .
LEMBRE-SE SEMPRE DE MARCAR OS PARAFUSOS E GUARDAR SEPARADOS
Com tudo separado ,é hora de lixar todas as peças com lixa para madeira nº 60 para retirar o verniz antigo e eventuais manchas .
Se faltar pedaços das lâminas de madeira , é preciso fazer enxertos com outra lâmina ,se possível de madeira parecida . Se o dano na superfície for muito grande talvez seja melhor trocar a lâmina .Aí você tem de ir a uma casa especializada para comprar isto. Quem mora em São Paulo encontra lâminas facilmente na região do Gasômetro no bairro do Brás .
Depois de tudo lixado e reparado passe uma lixa nº 320 (seca) para deixar a superfície da madeira bem lisa .
A seguir envernize com o produto de sua preferência .Eu utilizo o verniz Poliulac da Sayerlack no padrão acetinado ,mas pode ser brilhante também . É uma questão de gosto .
Agora está tudo quase pronto .É hora de montar o gabinete novamente ,colocar os pés ,e colocar a máquina no gabinete .
Ainda falta um detalhe ; você tem de comprar uma nova correia de couro para fazer a máquina funcionar . Isso se encontra em lojas ou oficinas que consertam máquinas de costura .
Pronto . Viu como é fácil ?
Se ainda houver dúvidas entre em contato comigo através do e-mail para que eu possa fornecer informações suplementares.
domingo, 6 de março de 2016
Carranca diferenciada .
Esta carranca pertence a um cliente que possui uma grande coleção com mais de duzentas peças . É um grande admirador da arte das carrancas , tendo também peças exclusivas em seu acervo . Já restaurei algumas de suas peças mais antigas da maneira tradicional ,mas nesta peça ele quis mudar o conceito estético vigente
Estava com algumas rachaduras provocadas pelo tempo e pela umidade ,e suas orelhas tinham sido danificadas
Percebe-se aqui a falta de um pequeno pedaço na parte superior desta orelha
Foi necessária a aplicação de um bom pedaço de madeira , que depois foi trabalhado para fazer as curvas da orelha .
Quando comecei a pintura ,me foi solicitado que ao invés da tradicional em três cores ,fosse feita uma arte baseada no estilo de Romero Brito
Isso me permitiu fazer uma releitura da carranca , misturando um pouco de Romero Brito e Joan Miró .
O resultado agradou muito o cliente ,e a mim também .
Deu trabalho, pois não sei desenhar nem pintar ,mas deu pra "quebrar o galho"
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Balança de batateiro .
Esta antiga balança era utilizada normalmente nas feiras livres por vendedores de batatas e cebolas, pois facilitava devido ao formato de seu "prato " ,a colocação do conteúdo em um saco ou cesta .
Foi trazida por uma cliente que vai colocá-la como peça de decoração em um "food truck " que está montando ,especializado em profiteroles .
Estava bem gasta pelo tempo ,mas em perfeitas condições de uso . Essas peças foram feitas para durar muuuuuuito tempo. Foi totalmente desmontada , lixada e pintada em sua cor original .Foi aplicado um primer da Sherwin Williams para proteger o ferro antes da pintura . Utilizei na pintura ,tinta automotiva Duco, pois é mais resistente que esmalte sintético comum .
Os pesos foram limpos com escova de aço , e foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur 7502 ,para proteger e impedir sua oxidação.
Depois de muito trabalho ela ficou assim .
Pronta para o trabalho no "food truck"
Foi trazida por uma cliente que vai colocá-la como peça de decoração em um "food truck " que está montando ,especializado em profiteroles .
Estava bem gasta pelo tempo ,mas em perfeitas condições de uso . Essas peças foram feitas para durar muuuuuuito tempo. Foi totalmente desmontada , lixada e pintada em sua cor original .Foi aplicado um primer da Sherwin Williams para proteger o ferro antes da pintura . Utilizei na pintura ,tinta automotiva Duco, pois é mais resistente que esmalte sintético comum .
Os pesos foram limpos com escova de aço , e foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur 7502 ,para proteger e impedir sua oxidação.
Depois de muito trabalho ela ficou assim .
Pronta para o trabalho no "food truck"
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