terça-feira, 19 de maio de 2020

Uma Singer incomum .



Esta máquina Singer foi fabricada aproximadamente em 1.910 . É um modelo de luxo ,pois tem o gabinete todo trabalhado , e quando fechada parece um móvel comum . Ela tem uma característica que nunca vi em outra máquina , pois ao invés de dobrar-se para a frente na hora de fechar a tampa , possui um mecanismo que a abaixa para guardar ,e a levanta para o uso . Como se fosse um elevador .Infelizmente não posso mostrar o mecanismo ,porque fiz um vídeo do mesmo com o celular ,e ficou horrível . Não dá para ver nada . As fotos também não ficaram boas , pois a lente do celular estava com poeira ,deixando as imagens meio embaçadas . Mas por ser uma peça diferenciada, resolvi postar assim mesmo .

Esta é a lateral esquerda onde ficam as gavetas, que estavam bem deterioradas . Dá para notar o trabalho de entalhamento feito na madeira .

Este tubo escuro no fundo, faz parte do mecanismo que aciona a subida e descida da máquina .


Este é o "elevador" . A máquina fica apoiada nele ,e apertando-se com o joelho um botão externo , ele sobe ou desce à nossa vontade .

Nesta foto dá pra perceber o estado em que se encontrava a peça , depois de décadas guardada em uma garagem .

Aqui temos quatro portas , sendo que as de cima abrem para dentro , e as debaixo, para fora .Estavam caídas, com as dobradiças quebradas .

Nesta foto pode-se ver melhor as quatro portas . Todas entalhadas . Não tem um pedaço desse móvel que não seja entalhado.

Agora, devidamente restaurada , dá pra ver a beleza da peça . Nesta foto eu ainda não havia montado as duas portas inferiores . Devido ao fato do conjunto todo ser muito pesado , coloquei um jogo de rodinhas por baixo , para facilitar sua movimentação .

Nesta lateral onde se vê o volante onde encaixa a correia de couro. também ha uma porta . Esse móvel tem portas na frente ,na lateral e também atrás .

Este é outro aspecto do cilindro que move o sistema de elevação . Nota-se que tem uma peça dobrável ligada a ele.

Aqui temos o corpo da maquina limpo e polido . Faltam pedaços do decalque dourado original.

Imagem lateral da peça , só para mostrar como ficou depois do restauro .

E finalmente uma imagem por cima . Essa talvez seja a pior foto do conjunto , quase totalmente embaçada .

Um comentário:

  1. Que trabalho maravilhoso, Amauri... Teu capricho é um incentivo ao restauro e à preservação!
    Parabéns pelo belo trabalho nessa máquina!!

    Abração

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .