Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 14 de março de 2010

Pintar vasos


Uma senhora me consultou hoje sobre como pintar um vaso de barro.
Ela tem um vaso grande e feio ,e quer dar uma cara nova para o mesmo .
Bem , isso é muito simples , basta lixar o vaso todinho , até não ter nenhum resíduo de tinta ou sujeira.Após o lixamento que deve ser feito com lixa para madeira número 60 ( para desbaste ) , passe uma lixa mais fina ,120 ou 180 para deixar a superfície mais lisa .
Feito isso ,limpe com um trapo umedecido em àgua para tirar o pó que fica após o lixamento.
Estando limpo é só pintar .
Você pode escolher entre dois tipos de tinta :o latex ( que eu uso ) e o esmalte sintético ,pois os dois tipos aderem bem ao barro devido a sua alta porosidade .
A peça pode aceitar outros tipos de tinta ,mas recomendo essas que são faceis de trabalhar e mostram o resultado rapidamente .Além disso são faceis de serem encontradas em depositos de material de construção ou casas especializadas em tinta .
Se você preferir latex , precisa dar uma mão de verniz após a secagem.Pode ser o mesmo verniz que se usa para madeira para que a tinta não descasque e fique protegida .Se o vaso se destina a uso dentro da casa pode ser usado o verniz fosco
,mas se for para o jardim é melhor usar verniz brilhante que é mais resistente .
Com o esmalte sintético isto não é necessário ,pois este material é muito resistente a chuva e sol
Se por acaso sua vontade é de fazer desenhos ,arabescos ou usar estencil , eu recomendo a aplicação de latex pois é um produto bem fácil de se trabalhar e apresenta o resultado imediatamente graças a sua rápida secagem
Se você tiver paciência e criatividade poderá fazer trabalhos muito bonitos em vasos de barro.
Caso não goste do resultado do trabalho , não fique triste .Lixe e recomece ate´ficar de seu agrado .Com latex é mais facil fazer isso pois ele solta com mais facilidade Não passe o latex puro ,dilua sempre com vinte ou trinta por cento de água se for tinta de qualidade .Com as tintas inferiores aplique como vem na lata .
O esmalte sintetico tambem deve ser diluido de dez a vinte por cento com aguarrás .
Lembre-se sempre que cada tinta tem seu preço devido à sua qualidade .Portanto,é melhor gastar um pouquinho a mais com uma tinta melhor e ter um trabalho com um acabamento mais perfeito e duradouro.
Se tiver dúvidas me ligue ou mande um e-mail.

13 comentários:

  1. Nossa, adorei seu blog!!! Tenho um lustre de cobre, ingles e vou usar as suas dicas p limpa-lo.
    P os vasos, eu costumo passar camada fina de neutrol por dentro para que a umidade da planta nao estrague todo trabalho externo.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse vaso, Amauri, foi você quem pintou?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse vaso é da Veronica alem da rua atelier.

      Excluir
  3. Hi
    This can be 1 of the top blogs I've actually arrive throughout on this subject.I liked this blog post.
    thank you

    ResponderExcluir
  4. GRACIAS, TE FELICITO POR TU BLOG,Y POR LOS CONSEJOS PARA PINTAR EL FLOREROS DE CERÁMICA,PERO TE PREGUNTO, TRABAJO CON FUENTES ORNAMENTALES , PUEDE UTILIZAR ESTA MISMA TÉCNICA Y TINTA?GRACIAS MARIA LUZ(marialuz65_05@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Hola ,Amauri, pasando para abrazarte y desearte un 2013 de plene exitos dichas ,victorias, diñero y el amor, que Dios te cuide gracias por compartir conosotros todo de bueno que la escuela de la vida te hay entrenados, un fuerte abrazo violeta maria luz

    ResponderExcluir
  6. Tenho um filtro de barro antigo e muito lindo. a tampa esta lascada, um pedaço grande. Quero restaurá-la e não sei que material usar pois tem que aderir ao barro e seguir o contorno que tem . Poderias me ajudar se possível ? Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente usar massa epóxi .Mas depois de misturá-la ,umedeça com um pouco de água que faz ela amolecer e facilita o manuseio .Depois de pronto pode tingir na cor do resto da tampa.Por ser uma tampa não tem problema aplicar tinta, pois não vai interferir na qualidade da água.
      Se precisar de mais informações entre em contato pelo e-mail : dom.moleiro@gmail.com

      Excluir
  7. lindo seu trabalho estou viajando para são Paulo e vou conhecer seu trabalho beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eunicy .
      Entre em contato pelos telefones : 2306-0193 e 99382-8923 ( TIM ), para que eu te passe meu endereço.

      Excluir
  8. Bom dia, eu tenho um lírio da paz plantado em um vaso de barro, mas que está envernizado e queria pintar esse vaso de branco. Gostaria de saber como procedo, pois tenho medo de tirar a planta dele e ela morrer, pq não tenho outro vaso pra colocá-la até pintar o de barro. E queria saber também como faço para pintá-lo. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  9. Oi Viviane .
    Compre uma lata de 1/4 de galão de esmalte sintético á base de água ( branco ). Duas lixas para madeira nº 60 .
    Lixe bem o vaso até que esteja sem nenhuma mancha de umidade . Limpe com um pano sêco e aplique com um pincel ou rolinho de espuma ,duas demãos da tinta .Espere ao menos 3 horas entre cada demão .A tinta á base de água seca rápido mas convém esperar esse tempo para que seque bem . Tome cuidado para não balançar muito o vaso enquanto pinta ,pois o lírio é muito sensível .

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pelo retorno, vou fazer conforme explicado! Grata abs!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .