Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Restauração de um lustre antigo

Este velho lustre já iluminou muitas noites em sua existência .Na realidade são três lustres iguais ,porém só fotografei um deles .


Foi colocado no apartamento de um casal desde a festa de inauguração a quarenta e um anos atrás .


O tempo foi inclemente com os materiais .Os fios que sustentavam os cristais se romperam com a ferrugem, fazendo com que muitas contas de cristal se perdessem nos últimos anos .O bronze ficou enegrecido , e os cristais escureceram com a poeira fina .


Mas com uma boa dose de paciência e trato ,foi possível restaurar a antiga aparência.


Os fios foram trocados e novas contas de cristal substituiram as que se perderam .


O bronze foi limpo ,mas não polido para não dar a impressão de coisa nova ,e a parte eletrica foi trocada pois também estava desgastada pelo uso .
E então o velho lustre ficou assim como se vê agora .

6 comentários:

  1. Amauri, que trabalho lindo. Que peça maravilhosa. Vai lá e tira foto dele com a luz acesa que quero ver, deve ficar divino. Ótimo trabalho. E tem gente que ainda joga fora essas jóias.
    Postei minha experiência com o Tira Tinta, da Byo Cleaner, passa lá pra ver: http://madeiraemforma.blogspot.com/2011/12/experimentando-novos-produtos.html
    Abraços e espero sua opinião.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo Amauri!
    Passei para agradecer o carinho e te desejar um 2012 maravilhoso repleto de saúde,amor,felicidade e realizações para você e sua familia.
    bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei o resultado. Tb tenho alguns lustres pra dar um trato (trocar fiação, limpar e encontrar um globinho de cristal que quebrou - essa será a pior parte). Estou gostando do seu blog.

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, vim conhecer o seu blog através da Sandra Guadagnin. Gostei muito pois você trabalha com móveis, madeira, tintas e vernizes. As máquinas de costura são encantadoras e as dicas sobre restauração de móveis são ótimas.
    Vou voltar de vez em quando.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que trabalho minucioso! Incrível como é possível dar nova vida a peças tão antigas... Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei seu blog, sempre quis fazer um curso de restauro mas é muito caro, tenho formação em artes plasticas , gostei das dicas que vc da, obrigada estou adorando.
    bj Clarice

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .