Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Máquina antiga sem marca.


Não consegui descobrir a marca desta máquina, mas provavelmente ,deve ser uma Clemens Muller do final do século 19 .Nota-se a falta de pedaços do enchedor da bobina

Sua proprietária a comprou num depósito de ferro velho ,e pagou super barato ,mas a máquina estava neste estado deplorável .Esse tom esverdeado é por culpa do flash do meu celular ,mas mostra mais ainda o estado da peça.

A maçaneta estava solta ,mas ainda inteira . Precisei apenas lixar e envernizar .


Aqui ,ela toda desmontada , fora da caixa . A caixa estava muito suja ,mas também estava completa . Só precisei limpar, lixar e envernizar .

Aqui o volante com a manivela já colocada . A máquina adquiriu um novo aspecto com a caixa já restaurada .

Neste espaço faltam as peças do enchedor da bobina ,mas teve de ficar assim ,pois é quase impossível encontrar peças faltantes para esse tipo de máquina .

Prontinha para decorar a sala da minha cliente .

6 comentários:

  1. Guri, que saudade de vir aqui! Ando muito relapsa, hehehe! ADOREI a máquina de costura, Estava aqui mostrando p meu marido a qualidade do teu serviço. E claro, vc está de parabéns, de novo! Sua cliente deve ter adorado... parabéns!!!

    Abraços e obrigada pelo carinho, sempre, lá no bloguinho!

    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço também Luiza ,pelo teu carinho e incentivo .Abraços .

      Excluir
    2. Agradeço também Luiza ,pelo teu carinho e incentivo .Abraços .

      Excluir
  2. Olá Dom.
    que peça maravilhosa! Quem se importa que não esteja completa? Um trabalho de alto nível. E que achado de sua cliente!
    Parabéns
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, o seu trabalho.. um artista!
    E escreve muito bem
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelo seu trabalho. Seu blog é sensacional, um grande instrumento de pesquisa, há informações aqui que certamente não se encontrará em nenhum outro lugar.
    Muito Obrigado por compartilhar seu conhecimento, iniciativas assim é que fazem o mundo melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .