Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de informações ou dicas sobre o assunto ,envie um e-mail ,para que eu possa te orientar. As perguntas feitas na seção"comentários" às vezes se perdem na hora da resposta.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Mini fogão .



Este mini fogão a lenha ,servia como peça promocional ,e era colocado em balcões de lojas especializadas ,para que as pessoas vissem como era o fogão verdadeiro .Isso ,no começo do século 20 , antes do uso do gaz de botijão . Essa peça é de um amigo que coleciona antiguidades ,e o encontrou jogado numa caçamba de rua .

Estava bem estragado ,com suas laterais comida pela ferrugem .

Havia ferrugem por todos os lados e dava desânimo só de olhar .

Foi necessário retirar partes estragadas e adicionar novas chapas de folha de flandres ,para que sua estrutura voltasse ao que era antes .

Depois de tudo refeito , a chapa foi lixada e foi aplicado um oxidante ,para que enferrujasse um pouco ,pois o cliente não a queria com aspecto de nova

Após a oxidação da chapa ,foi construída uma nova chaminé , com uma lâmina de cobre ,e colocada no local da saída de fumaça .

Com chaminé pronta e pintura feita , o fogãozinho recuperou sua identidade .

A pintura foi feita inclusive por dentro , e as partes cromadas foram recuperadas.

Agora pronto ,foi enfeitar a cozinha do meu amigo .Detalhe importante , ele funciona de verdade . Fiz o teste e deu certo.

7 comentários:

  1. Ficou muito bom!
    Qual foi a espessura do Flanders que você usou?
    E onde comprou?

    Abraço

    Babetto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas lâminas foram compradas numa empresa que fabrica calhas para residências . A espessura deve ser de 1 milimetro .
      Amauri

      Excluir
  2. Olá Dom!
    Que trabalho maravilhoso, impecável..digno de um mestre restaurador..
    Parabéns pelo seu trabalho,te admiro muito.
    Grande abraço!

    Fique com Deus

    Silvana

    ResponderExcluir
  3. Estou "babando' por este fogão. Parabéns, você fez milagre.
    bjk

    ResponderExcluir
  4. Cada peça que você restaura é uma obra de arte. Fico encantada com seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .