Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Porta revistas diferente !

Atendendo a pedidos da minha caríssima amiga Sandra do blog Madeira em Forma ,cujo link está na barra lateral deste blog, voltarei a postar meus trabalhos .
Ela me convenceu a dar um "chega prá la´" na preguiça .





Este é um porta revistas que eu nunca tinha visto antes . Trazido da Europa no começo do século 20 ,já serviu a seis gerações da mesma família .É uma peça muito querida por seus donos, mas o tempo fez estragos na madeira e no metal .




As partes em latão  oxidaram e escureceram enchendo-se de zinabre .


Ficaram foscas e sem  a beleza natural do latão.




Foi preciso desmontar toda a peça , lixar , restaurar e envernizar a madeira , e limpar ,polir ,e envernizar o metal . No latão apliquei duas demãos de verniz Lazzudur 7502, à base de poliester .



Depois de montado nota-se que seu aspecto melhorou muito . Esse porta revistas tem como característica principal o fato de se fechar e abrir conforme a necessidade de uso. Isso inclusive facilita seu transporte ,pois torna-se uma peça mais estreita quando fechado .




Todas essa articulações estavam enrijecidas ,e foi necessária a aplicação de WD40 ,para que voltassem ao normal



Depois de polidas e envernizadas voltaram a funcionar perfeitamente .




Assim fechado , ele cabe em qualquer cantinho da sala ou de um quarto de dormir .


5 comentários:

  1. Peça linda e um restauro perfeito! Parabéns pelo sempre excelente trabalho!
    Por favor, diz pra Sandra voltar a postar também no blog, porque o seu e o dela são meus blogs favoritos! Os melhores em restauração, com uma linguagem simples e fotos ótimas.

    ResponderExcluir
  2. ehhhhh! que bom que ouviu os conselhos da Sandra.
    A peça ficou incrível. Sou fã do seu trabalho e me inspiro muito em voc~e.
    Também concordo com a Zulmira Borges.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Amauri, adorei o seu blog. Parabéns pelo trabalho. :)

    ResponderExcluir
  4. Sr. Dom por favor não pare de postar o restauro de suas peças, que são tão preciosas quanto suas dicas e dedicação em se fazer entender.
    Encontrei seu blog tem umas 2 horas, talvez mais, desde então estou aqui lendo suas explanações e tb comentários de outros visitantes.
    Eu não lido com restauro, mas me entusiasmo com todo tipo de trabalho manual.
    Tudo que vi aqui é tão bem feito, tão bonito...há um fio condutor de um universo criado por cabeça, mãos e coração, trabalhando juntos.

    Saudações
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Linda peça! Muito elegante. Não gosto muito de revisteiros, mas esse me encantou, por causa dos detalhes em metal e do belíssimo acabamento que você deu, Amauri. Parabéns! Você é excelente restaurador. Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .