Tenho encontrado em meu trabalho muitos móveis de boa qualidade cujas junções são feitas com pregos .Geralmente são móveis com mais de cincoenta anos ,da primeira metade do século vinte .
Para desmontar um móvel desses e restaura-lo,é preciso um cuidado muito grande ,pois normalmente os pregos estão enferrujados ,o que torna difícil sua remoção.
Quando encontro móveis montados com parafusos o desmonte se torna um pouco mais fácil ,pois com um pouco de lubrificação consegue-se soltar os parafusos .Às vezes os parafusos se quebram quando tento remove-los .Aí não tem jeito , tenho de abrir um novo buraco ao lado e colocar massa no que não será mais usado .
Algumas mesas inclusive , são feitas com pregos batidos de cima para baixo , o que os deixa a mostra e quando enferrujam mancham a madeira . O ideal quando possível é bate-los de baixo para cima sem que apareçam no tampo da mesa .
Porém , cada fabricante de móveis ou marceneiro tem seus próprios critérios ,não havendo uma norma técnica para uso de pregos ou parafusos .
Prefiro os móveis com parafusos ,que ficam mais firmes que os pregos e ainda facilitam meu trabalho.
Bom mesmo é quando aparece um móvel do século dezenove .A maioria dessas peças são feitas apenas com encaixes bem ajustados .São difíceis de desmontar mas a aparência é melhor , pois a madeira fica sem marcas .
Existem ,é claro , muitos móveis contemporâneos feitos dessa maneira ,mas são a excessão .
Quando o proprietário do móvel permite , eu substituo os pregos pelos parafusos ,e afundo suas cabeças um pouco na madeira , cobrindo a pequena depressão que fica com um pouco de massa. Depois lixo a massa e tinjo na cor da madeira .Dá um acabamento melhor e mais bonito ,pois fica parecendo que não foram usados pregos ou parafusos .
Claro que essa é uma discussão meio "acadêmica ",porque os móveis continuarão a ser feitos de acordo com as normas de seus produtores ,mas é bom saber que existem outras formas melhores de se fazer as coisas.
Poxa vida, que aula. Adorei!
ResponderExcluirADOREI A FOTO E A DICA DA CERA, NORMALMENTE USO A DE CARNAUBA DA CASA DA CERA MAS VOU EXPERIENTAR ESSA.
ResponderExcluirBJSSS
Oi Dom! Adorei as dicas!!!Eu tenho uma mesa inglesa que restaurei há uns anos, e ela não tem pregos era toda feita com encaixes de madeira, é como você falou, o acabamento fica muito bonito.
ResponderExcluirParabéns pela aula.
bjosssss
Muito boas informações! Realmente, a oxidação de pregos e parafusos coprometem a estética da peça (principamente madeira). Nos casos de substituição possível, tenho utilizado parafusos inoxidáveis (cabeça cônica, aço ou latão) e, após aprofundá-los, cubro-os de "pasta" composta pelo pó de lixamento da prória madeira com um pouco de thinner. Ou, em alguns casos o pó com vinílica hidrossolúvel (cola branca). Abraço
ResponderExcluir