quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Cuco com pátina provençal .
Confesso a vocês, que quando minha cliente pediu para fazer pátina provençal em seu Cuco eu torci o nariz.Depois pensei : por que não ,se ela não gostar refaço o trabalho e pronto .Porém a patina não estragou a imagem do Cuco, e acabei gostando do resultado.
Usei Tira Tinta da Byo Cleaner para retirar o verniz da caixa e a tinta do mostrador .Não foi necessário restaurar nada pois não havia peças quebradas ou rachadas .
A corrente estava bastante suja ,mas depois de limpa ficou com um tom dourado , e baseado nisso pintei os pesos ,os números e os ponteiros .
O mostrador ficou bonito com branco e dourado .Só que nele não foi feito o desgaste ,para não dificultar a leitura das horas .
O pássaro criou uma nova dimensão com a pátina ,e penso que ficou mais visível do que com a cor original da madeira .
Embora tenha ficado bem diferente dos Cucos convencionais , as características do relógio não foram alteradas ,e o resultado agradou muito minha cliente .E a mim também .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Dom,
ResponderExcluirsem sombra de dúvidas o resultado agrada - não poderia ser diferente. Nunca me aventurei nessa técnica. Entendo e a vejo com um visual bastante interessante, mas - você "torceu o nariz" - em peças antigas. . . (o cliente sempre tem razão e motivos mais do que suficientes para ser atendido). Nesse caso a modificação pode retornar ao original?
Osvaldo Ururahy
Em tempo: Recebi uma encomenda (Marchetaria: Porta copos e Bandeja) cujo padronagem e motivo foram escolhidos pelo cliente. Não gostei do resultado, mas o cliente aprovou. E aí, o que fazer?
Olá Osvaldo .
ExcluirEu creio que nem sempre o cliente tem razão .Às vezes está equivocado devido a palpites de gente que não entende do assunto ou não tem noção de estética .Então , cabe a nós profissionais exercer a função de consultoria ,e mostrar o que é melhor para seu móvel ou peça antiga .Muitas vezes ,para acompanhar tendências de moda ,o cliente opta por fazer algo que em pouco tempo se arrependerá .
Temos de alertá-lo e oferecer uma opção mais adequada .Atuamos eventualmente como decoradores , criando opções não pensadas pelo cliente .
Porém se o cliente insistir no erro , o problema é dele ,e fazemos de acordo com sua orientação.
Olá Amauri!
ResponderExcluirFicou muito bonito a pátina no cuco.
Vc acredita que achei um deste jogado na calçada no bairro do Brás(SP)? A pessoa provavelmente nem tinha noção do valor, senão não teria jogado. Fui para casa feliz da vida naquele dia hehe
Olá Amauri,
ResponderExcluirVocê esteve perfeito. Contudo, um iniciante como eu. . .
Obrigado pela dica. Você é que tem razão. As suas palavras
nunca serão esquecidas.
Osvaldo Ururahy
Linda ficou esta peça com pátina. Nossa, nem parece mais a mesma, mil vezes assim, branquinha desgastada. Esse relógio na madeira fica cansativo, talvez por ser tão tradicional. Amauri, parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirAbraços
Belo trabalho Amauri, reavivou totalmente a peça.Uma pergunta, qual técnica você usou para pintar os dígitos do mostrador? Abraço e parabéns.
ResponderExcluirUsei uma técnica sofisticadíssima e inovadora (rsrs) . Peguei um palito de dentes e fui colocando gotas pequenas de tinta sobre cada dígito e espalhando com o mesmo palito .Demora um pouco ,mas é simples e fácil.
ExcluirE você , quando postará coisa novas no seu blog .Seu trabalho é excelente .
Abraços