No dia 21 de Fevereiro de 2013 ,postei fotos de uma antiga cadeira de balanço austríaca ,que está na mesma família desde o século 19.
Porém não pude mostrar a cadeira pronta, pois ela ainda iria passar pelas mãos do empalhador .Hoje esta cadeira voltou à oficina para um pequeno retoque e a fotografei para mostrar o resultado final .
Ela estava assim :
Depois da restauração fiz o escurecimento ,apliquei verniz e ela ficou assim :
Após o entrelaçamento da palhinha ,este foi o resultado :
Photo
Há 5 horas
Olá Dom,
ResponderExcluirde uma beleza rara. Profissional no segmento de entrelaçamento de palhinha aqui no Rio se tornou raro.
Aliás, como quase tudo. Dom achei bem interessante este escurecimento, muito bem feito. Podendo, envie detalhes.
Parabéns pelo belo trabalho.
Osvaldo Ururahy
Olá Osvaldo.
ExcluirTambém em São Paulo são raros os artesãos especializados em palhinha.O Getúlio, que fez esta cadeira é um dos poucos que conheço ,e o melhor de todos .Está no ramo já a uns 39 anos ,e aprendeu a profissão com o pai.
O escurecimento foi feito com Veladura Imbuia ,e o acabamento com verniz a base de água ,Uma das últimas vezes em que usei este verniz .Infelizmente o verniz a base de água me deixou na mão várias vezes porque simplesmente não seca .Demora dias para ficar pronto ,e às vezes se transforma numa geléia ,e tem-se que retirá-lo e aplicar verniz comum.
Olá Dom,
ResponderExcluirque Deus dê muita saúde ao seu parceiro e muitos anos de vida. Quanto ao verniz à base de água nunca utilizei, pelo mesmo motivo de sua reclamação. Mais uma vez obrigado pela dica.
Osvaldo Ururahy
Linda, Amauri, uma peça encantadora, ainda mais com histórias na família.
ResponderExcluirÓtimo trabalho! Aqui em Curitiba tem um rapaz que trança palha perfeitamente, é uma arte.
Abraço
Nossa que trabalho incrível! Eu tenho uma IGUALZINHA a esta! Como vc fez este lixamento tão perfeito?
ResponderExcluirAbraço
Oi Ricardo
ExcluirPara dar um bom acabamento basta lixar a peça com lixa para madeira nº 60 ou n°80 que tiram toda a tinta ou verniz antigos .Depois lixar com a nº 320 ,para deixar a superfície bem lisa , e após a pintura feita ,passar com suavidade uma lixa d'água nº 2000 ,porém sêca .
Dom, a peça é incrível e o seu trabalho perfeito. Estou me aventurando a renovar uma da Gerdau, mas vou conservá-la clara. Estou tentando aprender, pois sei pouco sobre o assunto. Comecei limpando a madeira com o produto BYO CLEANER que vi aqui mesmo, achei interessante, não cheira forte e faz o trabalho mesmo. Agora estou pensando no próximo passo ... passar a seladora, lixar e depois encerar? Queria um aspecto bem natural de madeira. O que acha? Obrigada por sua disposição em publicar as dicas do seu trabalho. Abraço, Lara
ExcluirOi Lara
ExcluirFaça o que quiser ,mas nunca , nuuuunca mesmo use seladora .É um produto frágil , que não suporta calor nem umidade ,e solta da madeira depois de um certo tempo. Nesta cadeira apenas tingi e apliquei duas demãos de verniz acetinado Poliulac da Sayerlack .O verniz é melhor que a cera pois dura anos , ao passo que a cera tem de ser reaplicada ao menos uma vez por mes e suja muito pois a poeira gruda nela .
Amauri