sexta-feira, 14 de março de 2014
Tacho de cobre antigo
Este antigo tacho de cobre,já deu muita alegria para a atual proprietária a muitos anos atrás .Sua avó fazia nele doces deliciosos para toda a família .São recordações de uma infância feliz ,que ficaram guardadas na lembrança de minha cliente .
Devido ao tempo de uso ele se estragou e foi abandonado ,mas quando foi dado de presente para minha cliente ,ela resolveu restaurá-lo.
Já haviam feito alguns consertos ,mas da maneira errada .Essa lateral que está rasgada ,foi soldada com material inadequado.
Tinha muitos amassados ,alguns buracos e estava totalmente preto quando o peguei.Essa fotos foram tiradas depois da remoção de um bocado de massa escura , mistura de gordura, açúcar e calor.
Soldas como essa tiraram a beleza natural da peça .
Nas bases das alças ,onde estavam as maiores rachaduras e as piores soldas , foi feito um trabalho para tampar e fortalecer a área , através de uma chapa fina do mesmo material ,soldada com o material correto.Embora não seja original , não estragou o aspecto da peça .
Nota-se nesta foto um amassado na parte inferior que não foi possível endireitar pois o material estava com fadiga .Qualquer esforço romperia a parede do tacho.
O tacho foi limpo inicialmente com Cromex ,um produto específico para limpeza de metais não ferrosos,fabricado pela Byo Cleaner .Depois foi lixado à mão com lixas para metais n°40 ,n°80 ,e n°400, para deixá-lo com seu aspecto final ,sem parecer que estava novo.Após o lixamento final foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur 7502. E pronto .
domingo, 9 de março de 2014
Mercury ,máquina de costura rara.
Esta antiga máquina Mercury,é a primeira da marca que restauro .Deve ter uns setenta anos ,mas foi muito bem tratada ao longo dos tempos ,pois tinha poucas partes estragadas .
O maior problema foi a restauração das gavetas ,pois faltavam pedaços em suas frentes .
A máquina em sí estava em ótimo estado ,tendo ainda os decalques dourados em perfeitas condições , inteiros e brilhantes ,e sua pintura apresentava poucos riscos ou pedaços quebrados .
O tampo ,embora estivesse manchado pelo uso ,estava quase inteiro, faltando apenas pequenos pedaços da lâmina .
Os cromados foram limpos e polidos ,e a parte pintada foi restaurada e recebeu um "banho" de verniz para recuperar o antigo brilho.
A correia também foi trocada ,para que a máquina possa funcionar normalmente .As engrenagens foram limpas e lubrificadas.
As gavetas tiveram suas frentes refeitas com madeira escura ,mantendo o aspecto original.A máquina agora está pronta para mais alguma décadas de uso.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Cadeira Xerife
Esta cadeira antiga complementa a escrivaninha da postagem anterior.Também ficou jogada num canto por muito tempo ,mas por ser feita de madeira de qualidade sua estrutura estava intacta. Só estava suja e feia
A madeira descoloriu devido ao tempo ,e ficou com este aspecto esbranquiçado e cheio de manchas .
O mecanismo que permite recostar estava travado e com muita ferrugem .Era impossível fazer qualquer movimento para trás ou para a frente .Nem girar para os lados.
Foi necessário desmontar a peça toda depois de um "banho" de desengripante LubGin,da Colorgin (ele é tão bom quanto o famoso WD40 ,porém mais barato) . Depois de desmontado , o mecanismo foi pintado com tinta preto fosca da Coralit,remontado e afixado na cadeira .
Depois de totalmente lixada , e ter seus pequenos defeitos corrigidos ,foram aplicadas três demãos de verniz acetinado Poliulac , da Sayerlack.
Seu aspecto melhorou bastante .Agora ela esta pronta para acompanhar a escrivaninha .
sábado, 22 de fevereiro de 2014
Escrivaninha Xerife
Esta antiga escrivaninha tipo Xerife e sua respectiva cadeira ,estiveram abandonadas numa garagem durante muitos anos .Até que finalmente um casal de jovens as resgatou e enviou para "dar um jeito"
Nesta foto dá para se ver ainda um pedaço da cadeira e as divisórias internas com uma das gavetinhas ,além de pedaços de madeira da parte interna .
A peça estava bem feia e desgastada pelo tempo.Parecia que ia desmanchar , mas sua estrutura na realidade estava bem firme .
As gavetas não abriam,e as fechaduras não tinham chaves .Por sorte , o fundo estava destruído e foi possível retirar as gavetas empurrando por baixo.Os pés como se vê também estavam lastimáveis .
Esta é a tampa que sobe e expõe a mesa de trabalho. .A fechadura estava emperrada e sem chave,e a desta gaveta também
Esta tábua é uma extensão da mesa , indicada para colocar livros ou quaisquer coisas que não caibam na mesa.
Depois de muito limpar e lixar e com a aplicação de três demãos de verniz Poliulac, da Sayerlack a peça mostrou sua verdadeira identidade.
Os espelhos das fechaduras depois de limpos e polidos , receberam duas demãos de verniz automotivo Lazzudur à base de poliester.Isto permitirá que fiquem com o mesmo aspecto por muitos e muitos anos .Foram feitas chaves para as fechaduras da tampa e das gavetas .
A mesa de trabalho depois de pronta com suas gavetinhas e pequenas divisórias
E assim,de "cara nova " essa escrivaninha vai acompanhar seus novos donos por muitas décadas.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Baú azul
Este antigo baú veio de Minas Gerais , de uma cidade do interior . Viajou de primeira classe ,dentro de uma caixa que sua proprietária mandou confeccionar especialmente para enviá-lo a São Paulo onde tenho minha oficina .
Estava bastante deteriorado ,e deu bastante trabalho para deixá-lo em bom estado novamente .
,
Em algumas partes a cobertura ,feita de um material especial que parece papelão ,estava totalmente destruída .Foi preciso arrancar toda a traseira e uma lateral e colocar material novo.As alças de couro para carregar o baú também não existiam mais.
Toda a ferragem estava oxidada ,e foi necessário lixar tudo ,aplicar um anti oxidante e pintar com uma mistura de Colorgin ouro ( em latinhas ) e preto, para chegar num bronze quase marrom .As travas e a fechadura estavam com defeito ,e uma das travas não tinha mais o gancho para travar.
O fundo foi totalmente destruído .Possivelmente a peça ficou em algum local onde havia muita água ,pois a madeira estava se desfazendo.
O papel de forração também estava completamente destruído , restando apenas alguns pedaços .
O fundo foi refeito com uma placa de MDF de 18 milímetros de espessura ,e foi reforçado por baixo com uma espécie de moldura feita com ripas .Como não encontrei nenhum papel parecido com o original tive de aplicar um liso .
Esta trava teve seu gancho refeito .Toda a ferragem foi pintada da mesma cor .
Como dá para perceber , este pedaço de ferragem faltante não foi encontrado e optei em deixar como estava .Infelizmente certos materiais de móveis e peças antigas não existem mais ou são extremamente difíceis de se encontrar
Depois de pronto ele ficou com esse aspecto .Porém ficaram faltando as alças .Não encontrei um artesão de couro que se dispusesse a fazê-las ,e tive de deixar sem elas .Nem sempre consigo fazer a restauração como quero ,mas creio que de qualquer modo o baú ficou de "cara" nova.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Como colar lâmina de madeira num móvel.
Muitos leitores tem solicitado através de e-mails ,informações sobre como colar laminas de madeira em mesas ,armários etc.
Ao invés de responder aos e-mails ,resolvi mostrar um passo a passo do meu modo de fazer isso.Aprendi esse método com um amigo marceneiro,mas acredito que possa ser feito também de outro modo .Esse funciona muito bem no meu trabalho diário .
Temos aqui ,um tampo de uma máquina de costura antiga ,que devido aos anos de uso estava estragado, necessitando a troca da lâmina de madeira .
Começamos aplicando cola de contato , conhecida também como cola de sapateiro nas duas peças . O tampo, já devidamente lixado e limpo, e a lâmina que vai ser aplicada no mesmo.
É preciso espalhar bem a cola com uma espátula ,o que exige um pouco de prática para se fazer direito,mas não é algo muito difícil .
O importante é aplicar duas demãos de cola nas duas peças a serem coladas para que a colagem fique melhor .A segunda demão deve ser aplicada depois que a primeira estiver completamente seca , o que demora de dez a quinze minutos no verão ,e uns vinte minutos no inverno.
Após a secagem completa da segunda demão ( 20 minutos ) as peças podem ser juntadas conforme mostrado abaixo .
Pega-se um pedaço de papelão ou outro material encaixando-o entre as duas peças ,e deixando só uma borda livre para iniciar a colagem.Isto evita que as partes se toquem ,pois se entrarem em contato , grudam imediatamente ,e se uma das partes estiver torta o trabalho estará perdido.
Começa-se a colar na borda , vai-se puxando cuidadosamente o papelão e pressionando a lâmina contra o tampo, utilizando uma das mãos.
A cada pedaço que se puxa do papelão se faz pressão com a mão em toda a superfície .
Mantém-se este movimento por toda a extensão do tampo ,até que as duas peças estejam totalmente coladas .
Retirado o papelão , as peças estarão unidas ,mas é necessário pressionar novamente toda a superfície para verificar se não existem bolhas de ar .Caso apareçam bolhas ,deve-se utilizar um estilete e fazer um corte longitudinal em toda a extensão de cada bolha ,e pressionar novamente . O ar sairá , a bolha desaparecerá ,e não ficará nenhuma marca do corte .
Feito isso , deve-se cortar as sobras com um estilete , virando-se o tampo ao contrário para facilitar o corte .
Agora, com uma lixa grossa (nº50 ou nº60)raspa-se as bordas ,para dar o acabamento.
Os resíduos da lâmina, que não saíram com o corte vão desaparecer .Agora é só aplicar uma lixa mais fina ( nº320 ou nº400)para deixar a superfície da peça bem lisa .
Agora a peça está pronta par a aplicação de tinta, verniz ,ou cera , de acordo com a preferencia de cada um.
Espero ter sido suficientemente claro nesta explanação ,mas se houver dúvidas ,por favor entrem em contato pelo e-mail que responderei a qualquer dúvida .
Ao invés de responder aos e-mails ,resolvi mostrar um passo a passo do meu modo de fazer isso.Aprendi esse método com um amigo marceneiro,mas acredito que possa ser feito também de outro modo .Esse funciona muito bem no meu trabalho diário .
Temos aqui ,um tampo de uma máquina de costura antiga ,que devido aos anos de uso estava estragado, necessitando a troca da lâmina de madeira .
Começamos aplicando cola de contato , conhecida também como cola de sapateiro nas duas peças . O tampo, já devidamente lixado e limpo, e a lâmina que vai ser aplicada no mesmo.
É preciso espalhar bem a cola com uma espátula ,o que exige um pouco de prática para se fazer direito,mas não é algo muito difícil .
O importante é aplicar duas demãos de cola nas duas peças a serem coladas para que a colagem fique melhor .A segunda demão deve ser aplicada depois que a primeira estiver completamente seca , o que demora de dez a quinze minutos no verão ,e uns vinte minutos no inverno.
Após a secagem completa da segunda demão ( 20 minutos ) as peças podem ser juntadas conforme mostrado abaixo .
Pega-se um pedaço de papelão ou outro material encaixando-o entre as duas peças ,e deixando só uma borda livre para iniciar a colagem.Isto evita que as partes se toquem ,pois se entrarem em contato , grudam imediatamente ,e se uma das partes estiver torta o trabalho estará perdido.
Começa-se a colar na borda , vai-se puxando cuidadosamente o papelão e pressionando a lâmina contra o tampo, utilizando uma das mãos.
A cada pedaço que se puxa do papelão se faz pressão com a mão em toda a superfície .
Mantém-se este movimento por toda a extensão do tampo ,até que as duas peças estejam totalmente coladas .
Retirado o papelão , as peças estarão unidas ,mas é necessário pressionar novamente toda a superfície para verificar se não existem bolhas de ar .Caso apareçam bolhas ,deve-se utilizar um estilete e fazer um corte longitudinal em toda a extensão de cada bolha ,e pressionar novamente . O ar sairá , a bolha desaparecerá ,e não ficará nenhuma marca do corte .
Feito isso , deve-se cortar as sobras com um estilete , virando-se o tampo ao contrário para facilitar o corte .
Agora, com uma lixa grossa (nº50 ou nº60)raspa-se as bordas ,para dar o acabamento.
Os resíduos da lâmina, que não saíram com o corte vão desaparecer .Agora é só aplicar uma lixa mais fina ( nº320 ou nº400)para deixar a superfície da peça bem lisa .
Agora a peça está pronta par a aplicação de tinta, verniz ,ou cera , de acordo com a preferencia de cada um.
Espero ter sido suficientemente claro nesta explanação ,mas se houver dúvidas ,por favor entrem em contato pelo e-mail que responderei a qualquer dúvida .
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Um velho baú renovado .
Este velho baú,fabricado na Itália ,tem uma boa história pra contar. Atravessou o oceano Atlântico no final do século dezenove ,e serviu para guardar as roupas de varias gerações de uma família .
Mudou de donos ,e foi envelhecendo, quebrando alguns pedaços ,perdendo a cor e se estragando.Pedaços da folha de Flandres com que foi feito ficaram enferrujados ,e finalmente seu último dono resolveu jogá-lo fora ,pois estava velho e feio ,não combinando com a decoração de seu apartamento.
Quando estava a caminho do lixo ,dentro de um elevador ,minha cliente (que o possui agora ),o viu e perguntou ao dono o que estava fazendo com a peça .Este lhe disse que iria jogar fora .Ela então o pegou e levou para sua casa ,e posteriormente o trouxe para restauração.
Porém ela quis que o baú ficasse com aspecto de velho e desgastado ,mas inteiro.
Eu gostei tanto dele que pus sua foto no cabeçalho do blog.
Esta parte estava totalmente enferrujada ,e sofreu um trabalho de funilaria .Foi recortada uma parte da lâmina de metal e outra foi colada no seu lugar.Foram trocadas também as peças metálicas que faziam o acabamento inferior
Esta foto mostra o mesmo pedaço visto por dentro.Dá para se ver a luz do outro lado .Percebe-se que o interior está bem estragado ,e o papel de forração só tem algumas partes .O restante já se foi com o tempo.
Havia muitas manchas ,e as fechaduras já não funcionavam .Foram desmontadas ,consertadas , e passaram a funcionar perfeitamente.
Depois de lixar tudo ,e pintar com a cor original , foi feito um envelhecimento utilizando ao invés de betume ( produto com o qual não trabalho)o esmalte sintético num tom de marrom lembrando ferrugem .
Não consegui encontrar nenhum papel de forração que se parecesse com o original, então optei por dois tons de azul ,claro no fundo e escuro no tampo . Minha cliente gostou muito dessa opção.
A fechadura reformada foi pintada com um tom de ouro envelhecido .
Agora o velho baú esta decorando o apartamento de minha cliente e causando admiração entre os visitantes de seu lar .
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)


