domingo, 27 de outubro de 2013
Mesinha amarela
Esta é uma mesinha de canto simples ,porém muito interessante .Feita possivelmente na Indonésia com uma madeira boa e bonita.É novíssima ,mas seu proprietário solicitou que a pintasse de amarelo ,e assim foi feito.
Depois de lixada para retirar o verniz original , foram aplicadas cinco demãos de tinta ,para cobrir bem a madeira escura .Essa cor chama-se Gemada ,e olhando-se de perto ,assemelha-se muito com o tom amarelo do ovo batido.
Castiçais de bronze .
Estes castiçais em bronze, são antigos .Segundo o cliente, devem ter entre sessenta e setenta anos .
Estavam bastante oxidados devido à ação do tempo .
Neste ,um dos anéis do acabamento se soltou ,talvez devido a uma queda ou outro tipo de impacto.
Nesta foto vê-se o anel faltante e a base,totalmente escura e fosca.
Depois de soldado o anel,a peça ficou completa .
Os castiçais foram limpos com um produto específico,lixados,polidos ,e a seguir foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo para proteger e impedir a oxidação .
Ficaram muito bonitos e poderão ser úteis por mais algumas décadas.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Uma Singer diferente
Esta antiga máquina Singer é diferente das que tenho restaurado .Feita na Europa ,no comecinho do século 20 ,ela apresenta um gabinete semelhante ao da Pfaff,máquina produzida na Alemanha .
A Singer tradicional tem uma tampa que levanta e abaixa para que funcione e depois seja guardada .
A tampa desta pode ser retirada e colocada no lado esquerdo da peça , para aumentar a "mesa" da máquina .
Esta peça de madeira suporta e equilibra a tampa que tem também uma espécie de gancho ( duas peças ) para firmá-la na mesa .
Pronta, pintada e envernizada ela ficou assim.
A mesa estendida com a tampa facilita o trabalho da costureira .
A tampa pode ser baixada movimentando-se a peça de madeira mostrada acima .Pode-se ver na foto o encaixe dos dois ganchos .
Fechada ela fica assim .
sábado, 12 de outubro de 2013
domingo, 22 de setembro de 2013
Abajur renovado .
Este abajur ao longo dos anos sofreu a oxidação normal em peças de latão ou bronze .Perdeu sua beleza e ficou opaco .Sua cúpula também perdeu o brilho da pintura original .
A estrutura toda ficou bastante escurecida ,e sua fiação estava envelhecida ,embora funcionando .
A base tinha além da oxidação , riscos e manchas de diversos tipos .
Aqui , as peças já desmontadas aguardando a limpeza ,que foi feita com Cromex da Byo Cleaner
Depois da limpeza as peças foram polidas com lixa d'agua nº 2000 da Norton (made in Canadá). A cúpula foi pintada novamente de preto.
Após o polimento foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur ,da Sherwin Williams ,de secagem rápida.
Para proteger da oxidação.
Foram trocadas as lâmpadas, e o resultado foi esse .
A estrutura toda ficou bastante escurecida ,e sua fiação estava envelhecida ,embora funcionando .
A base tinha além da oxidação , riscos e manchas de diversos tipos .
Aqui , as peças já desmontadas aguardando a limpeza ,que foi feita com Cromex da Byo Cleaner
Depois da limpeza as peças foram polidas com lixa d'agua nº 2000 da Norton (made in Canadá). A cúpula foi pintada novamente de preto.
Após o polimento foram aplicadas duas demãos de verniz automotivo Lazzudur ,da Sherwin Williams ,de secagem rápida.
Para proteger da oxidação.
Foram trocadas as lâmpadas, e o resultado foi esse .
sábado, 21 de setembro de 2013
Cama de latão .
Esta cama de latão serviu a um casal durante longos anos ,mas estava ficando feia e com alguns problemas estruturais .
O tempo e o uso destruiram algumas flores que enfeitam as bolas brancas , que também ficaram amareladas
Os parafusos que sustentam toda a estrutura da cabeceira da cama estavam soltos e ela estava meio bamba devido a isso .
Estes saõ os pés da cama que também estavam bastante estragados.
Para as peças ficarem assim , foi aplicado o Cromex ,da Byo Cleaner ,e depois da limpeza todas as peças foram lixadas com lixa d'agua nº 2000. Foram aplicadas a seguir, três demãos de verniz automotivo de secagem rápida .Originalmente a cama era dourada ,mas meus clientes preferiram que deixasse o metal em sua cor natural .
As flores foram refeitas por um artista plástico ,que normalmente restaura os quadros dos meus clientes .Para protegê-las aplicou-se verniz em spray da Colorgin em quatro demãos .
Estas flores ficaram como novas ,e valorizaram bastante o trabalho de restauração .
Agora que a cama está pronta e entregue ,só resta desejar bons sonhos a seus donos.
domingo, 15 de setembro de 2013
Balança de ourives
Esta antiga balança pertenceu a um ourives, pai de minha cliente .Ela suporta até 100 gramas de peso ,e foi usada durante décadas pesando jóias belíssimas .
Feita no Brasil ,tem a marca Record nesta placa de metal .
Desmontada ,cabe toda na caixa que serve de base ,e não dá para perceber que se trata de uma balança.
São diversas peças e uma base de madeira onde se encaixam alguns dos pesos.
Foi limpa com Cromex ,da Byo Cleaner e lixada nas partes onde havia restos de verniz ,com lixa d'agua nº1.200 .Após a limpeza e o trabalho com a lixa foram aplicadas três demãos de verniz automotivo para impedir que a peça oxide e fique escura como estava antes
Seu aspecto mudou bastante , está limpa e pronta para o trabalho. A caixa de madeira foi lixada e também recebeu verniz automotivo .
Agora fará parte da decoração da sala de sua proprietária .
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Elna , uma máquina de costura rara no Brasil
A Elna é uma máquina de costura diferente do que se costuma ver no Brasil .Oriunda da Suíça, possivelmente sua importação não foi muito grande ,pois é raro ver-se uma ,ou conhecer alguém que possua um exemplar dessa marca
Seu corpo é todo feito em, antimônio ,uma liga metálica baseada no alumínio que foi muito utilizada na primeira metade do século 20.
Esta máquina esteve abandonada por um longo tempo em uma cidade praiana,e suas engrenagens ficaram totalmente degradadas devido à oxidação do material .Não foi possível colocá-la em funcionamento ,pois muitas peças se fundiram ,sendo impossível recuperá-las . Suas engrenagens foram limpas , foi aplicado desengripante e até ácido ,mas nada resolveu o problema da oxidação.A máquina servirá agora como objeto de decoração.
Depois de muito lixar e limpar, foram aplicadas duas demãos de esmalte sintético Coralit na cor original ,e a peça mudou radicalmente de aspecto .
Esta é a entrada de energia ,mas a parte elétrica também ficou totalmente comprometida ,sendo impossível abrir esta parte devido à oxidação.
É interessante notar que esta parte cromada sofreu ,mas não ficou destruída ,embora na parte superior pode-se ver alguns estragos feitos pela corrosão .
Depois de pintada ,foi refeito o logotipo e a máquina ficou pronta .Seu proprietário gostou muito do resultado ,embora não seja mais possível pô-la em funcionamento.Nesta foto vê-se também a caixa de peças que acompanha o produto com destaque para a almotólia (bombinha de óleo lubrificante )
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Cuco com pátina provençal .
Confesso a vocês, que quando minha cliente pediu para fazer pátina provençal em seu Cuco eu torci o nariz.Depois pensei : por que não ,se ela não gostar refaço o trabalho e pronto .Porém a patina não estragou a imagem do Cuco, e acabei gostando do resultado.
Usei Tira Tinta da Byo Cleaner para retirar o verniz da caixa e a tinta do mostrador .Não foi necessário restaurar nada pois não havia peças quebradas ou rachadas .
A corrente estava bastante suja ,mas depois de limpa ficou com um tom dourado , e baseado nisso pintei os pesos ,os números e os ponteiros .
O mostrador ficou bonito com branco e dourado .Só que nele não foi feito o desgaste ,para não dificultar a leitura das horas .
O pássaro criou uma nova dimensão com a pátina ,e penso que ficou mais visível do que com a cor original da madeira .
Embora tenha ficado bem diferente dos Cucos convencionais , as características do relógio não foram alteradas ,e o resultado agradou muito minha cliente .E a mim também .
Assinar:
Postagens (Atom)

